Notícias

Prestação de contas: TSE e Regional do Paraná assinam acordo para desenvolvimento de novo sistema

segunda-feira, 02 de maio de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) assinaram nesta sexta-feira (29) termo de cooperação para desenvolvimento de um novo sistema de prestação de contas partidárias e eleitorais. O projeto vem sendo elaborado em conjunto pelas áreas de tecnologia da informação e de prestação de contas das duas Cortes e tem como objetivo principal dar mais celeridade ao exame das contas, reduzindo o tempo para julgamento dos processos pela Justiça Eleitoral.

Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, disse que os partidos, candidatos e a sociedade têm o direito saber, de forma mais célere, sobre o julgamento das contas. Contudo, segundo ele, embora as unidades responsáveis pela análise técnica desses processos nas Cortes Eleitorais prestem um trabalho eficiente, precisam de instrumentos melhores para a execução das tarefas. Por isso, para o ministro, todos serão beneficiados com o novo sistema, pois dará agilidade aos julgamentos e usará ferramentas como Inteligência Artificial (AI).

O desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE-PR, também destacou o anseio da sociedade em geral por um exame mais célebre das contas, e agradeceu ao ministro Fachin  por escolher o Regional como parceiro do projeto.

“O nosso grande desafio é entregar um sistema que vai dar muito mais celeridade a toda a parte de prestação de contas”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Regional, Gilmar Fernandes de Deus. Ele explicou que uma das validações que devem ser feitas antes da análise das contas é, por exemplo, o CPF do candidato.

Eron Pessoa, titular da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, explicou que os sistemas de prestação de contas são passivos , atualmente, tendo em vista que recebem informação, mas não tem nenhum tipo de validação prévia. “A ideia é fazer com que esse novo sistema possa fazer validações na medida em que o partido político ou o candidato for inserindo informações de receitas e despesas”, destacou.

O presidente do TSE pediu aos envolvidos prioridade ao desenvolvimento do sistema e lembrou que o ministro Alexandre de Moraes – que será empossado como presidente da Corte em agosto deste ano – também apoia a iniciativa, o que garante uma relação institucional de continuidade.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 10 de fevereiro de 2015

TRE/ES multa deputado por propaganda irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (TRE-ES) julgou procedente a representação do Ministério Publico Eleitoral contra o deputado estadual […]
Ler mais...
ter, 23 de outubro de 2018

Negada liminar para retirada de conteúdos publicados em redes sociais contra Fernando Haddad

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu pedido de liminar em representação ajuizada pela Coligação O […]
Ler mais...
seg, 17 de junho de 2013

Com prefeito cassado, Boa Esperança (SP) terá nova eleição

Os 10.240 eleitores de Boa Esperança do Sul (301 km de São Paulo) voltarão às urnas no dia 4 de […]
Ler mais...
sex, 13 de julho de 2018

TSE apresenta modelos de divulgação de resultados e segurança para as eleições

A três meses do primeiro turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral apresentou aos veículos de comunicação definições sobre o […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram