Notícias

Justiça Eleitoral testa sistema de prestação de contas das Eleições 2018

sexta-feira, 01 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Terminou hoje (25) a segunda edição de 2018 do Teste em Campo do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Desde o início da semana, analistas de contas de seis Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estiveram reunidos para verificar se o sistema estava adequado às normas, e se estava funcionando de acordo com os requisitos propostos. Até julho, um novo encontro deve ocorrer para homologação do SPCE que será utilizado nas eleições gerais deste ano.

O SPCE faz o registro das arrecadações e dos gastos dos candidatos e dos partidos durante a campanha eleitoral. A ferramenta poderá ser baixada pela Internet a partir da segunda quinzena de julho.

As prestações de contas devem ocorrer a cada 72 horas, conforme prevê a legislação eleitoral. Depois de efetuada a declaração, um arquivo é gerado e enviado à Justiça Eleitoral, o que permite imediata transparência das informações no site do TSE e a realização do batimento das informações prestadas com bases de dados do Governo Federal. O objetivo é, entre outros, permitir a identificação da capacidade financeira dos doadores nos aportes de doações, e a capacidade operacional das empresas contratadas por candidatos e partidos.

Para essas eleições, o sistema trará algumas novidades, como a possibilidade de utilização do financiamento coletivo para a arrecadação de recursos e a utilização do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para o pagamento de despesas.

Outra novidade será a integração do SPCE com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o que vai permitir a autuação automática do processo de prestação de contas no PJE.

Além disso, todos os documentos comprobatórios da prestação de contas devem ser digitalizados pelo candidato ou partido, inseridos no SPCE e entregues de forma presencial no Tribunal Eleitoral, mediante a apresentação de mídia eletrônica, o que permitirá a divulgação de toda a documentação da prestação de contas para a sociedade.

A coordenadora do Teste em Campo no TSE, Juliana Miranda, destaca a importância da participação do TREs nesse processo de verificação do sistema, uma vez que a cada pleito são acrescentadas novas funcionalidades. Ela explica que são convidados os usuários das cortes regionais que estão na ponta do serviço de declaração e analisam os casos concretos mais diversos. “A partir desse intercâmbio de informações, conseguimos ter, a cada eleição, um sistema mais maduro e eficiente”, diz.

O servidor do TRE de Pernambuco Marcos Andrade já participou de outras edições do evento e acompanha o desenvolvimento do sistema. Ele lembra que o SPCE é uma ferramenta de grande utilidade para a população, pois dá transparência, no Portal do TSE, às movimentações financeiras. “Esses dados servem para que o eleitor fiscalize os candidatos e seus financiadores”, completa.

RC/CM, DM

TSE

www.tse.jus.br

Acesso em 01/06/2018

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 09 de junho de 2017

Ministros do TSE rejeitam quatro preliminares das defesas

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram quatro preliminares dos advogados das partes envolvidas na Aije 194358, sendo as […]
Ler mais...
sex, 19 de março de 2021

Propaganda irregular enseja pagamento de multa pelo prefeito de Bertioga

Fonte: TRE-SP Na sessão plenária de quinta-feira (11), o prefeito reeleito de Bertioga, Caio Matheus, foi condenado ao pagamento de […]
Ler mais...
sex, 14 de julho de 2017

Atos dos TSE que extinguem zonas eleitorais são questionados no STF

A Associação dos Magistrados Brasileiros questionou no Supremo Tribunal Federal atos do Tribunal Superior Eleitoral que alteram os requisitos de […]
Ler mais...
ter, 17 de julho de 2018

Empresa responde por homicídio ocorrido no horário e local de trabalho, diz TST

Assassinato cometido por colega de trabalho durante o expediente deve ser reparado pela empresa. Com esse entendimento, a 6ª Turma […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram