Notícias

TSE confirma registro de candidato a prefeito mais votado em São João Batista (SC)

quinta-feira, 01 de junho de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram os registros de candidatura de Daniel Netto Cândido e Pedro Alfredo Ramos, aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, do município de São João Batista (SC). A chapa foi a mais votada nas Eleições Municipais de 2016, tendo recebido 54,33% dos votos válidos.

Nas eleições de 2012, Daniel substituiu, na véspera do pleito daquele ano, o candidato a prefeito eleito Laudir Krammer que renunciara à candidatura às 17h do mesmo dia. Laudir foi acusado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela coligação adversária de ter dado R$ 2 mil, em troca de votos, para a formatura de uma turma de 32 alunos do terceiro ano de escola do município.

Já no pleito de 2016, a Coligação São João Batista em Boas Mãos, adversária de Daniel, o acusou de estar inelegível em decorrência de cassação de mandato na Aije julgada procedente contra Laudir.

Julgamento

O processo referente às eleições de 2016 já esteve na pauta em fevereiro deste ano, mas o julgamento foi suspenso por causa de um pedido de vista da ex-ministra Luciana Lóssio. Ainda na ocasião, o ministro Luiz Fux, relator do caso, já havia adiantado seu voto contrário a Daniel, e o ministro Napoleão Nunes Maia abriu a divergência em favor do recorrido.

Ao apresentar o voto-vista na sessão desta terça-feira (30), o ministro Tarcisio Vieira, que assumiu a vaga deixada pela então ministra Luciana, ressaltou que na decisão sobre a Aije não foi aplicada qualquer sanção a Daniel porque ele não participou da compra de votos noticiada naquele processo.

“Em que pese à gravidade dos fatos examinados naqueles autos, o recorrido [Daniel] não se defendeu acerca da fraude perante o juízo de grau, o que robustece a possibilidade de se transpor os fundamentos adotados no âmbito daquela Aije no tocante à acusação.  Dessa forma, a compra de votos não fora atribuída a ele”, destacou.

O entendimento foi acompanhado pela maioria dos ministros da Corte Eleitoral.

JP/IC

Processo relacionado: Respe 18627

Leia a matéria completa em :

TSE

http://www.tse.jus.br

Acesso em 01/06/2017

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 26 de abril de 2018

STJ publica acórdão que define conceito de insumo para crédito de PIS e Cofins

O Superior Tribunal de Justiça publicou nesta terça-feira (24/4) acórdão em que ficou definido que, para fins de crédito de PIS e […]
Ler mais...
seg, 21 de agosto de 2017

Fundo eleitoral perde força, enquanto financiamento empresarial ganha fôlego

A criação do fundo eleitoral público, presente na proposta de reforma política do relator Vicente Cândido (PT-SP), deverá sucumbir à […]
Ler mais...
seg, 24 de agosto de 2015

Telmário Mota diz que Reforma Política em andamento no Congresso não atende aos anseios das ruas

Após afirmar que os manifestantes que foram as ruas gritavam contra a corrupção, o senador Telmário Mota (PDT-RR) perguntou se […]
Ler mais...
sex, 23 de abril de 2021

EJE-PB promove WORKSHOP SOBRE ADEQUAÇÃO À LGPD

Fonte: EJE-PB A Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB) promove, nos dias 22, 23, 28 e 29 de abril, das […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram