Notícias

TRE-PI mantém registro de prefeito eleito de Nossa Senhora dos Remédios

sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Na sessão dessa sexta-feira (25) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), manteve decisão do juiz da 86ª Zona Eleitoral que deferiu o registro de Manoel de Jesus da Silva, candidato eleito a prefeito de N. Sra. dos Remédios/PI, ao julgar improcedente recurso da Coligação “Nossa Senhora dos Remédios para todos” e do candidato a prefeito, José Alexandre Bacelar de Carvalho Sobrinho.

A recorrente afirma que Manoel de Jesus da Silva não se desincompatibilizou do cargo de membro da Diretoria Estadual da Central Única dos Trabalhadores – CUT e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Piauí – FETAG, vez que sua participação como membro naquela Central se dá em razão de sua atuação na Federação. O recorrido, por sua vez, juntou documentos que demonstram a sua desincompatibilização dentro do prazo legal.

Para o desembargador Edvaldo Moura, autor do primeiro voto vencedor, o conjunto probatório demonstra a desincompatibilização exigida pela Lei das Inelegibilidades, e que as provas (fotografias) apresentadas pelos recorrentes não se revelam suficientes e aptas para demonstrar que não houve o alegado afastamento de fato. “As imagens apresentadas como prova pelos Recorrentes revelam tão somente a presença do Recorrido em eventos em que estiveram presentes autoridades estaduais. No entanto, insta destacar que tais eventos se realizaram em outros municípios e não especificamente em Nossa Senhora dos Remédios-PI”, finalizou Edvaldo Moura.

O desembargador Joaquim Santana, proferindo voto de desempate, admite que o afastamento do candidato Manoel de Jesus da Silva se deu apenas formalmente, não ocorrendo no plano fático, visto que o candidato continuou a exercer as atribuições de membro da Diretoria da Federação. Entretanto, este desembargador ressaltou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem agora adotado um critério no qual a área de abrangência das funções exercidas é determinante para apontar se o candidato necessita se submeter ao disposto na Lei Complementar 64/90.

“Na situação em análise, tem-se que o recorrido se candidatou a cargo majoritário no município de Nossa Senhora dos Remédios/PI, localidade diversa onde exerceu de fato suas atribuições, não tendo o exercício dessas funções o poder de influenciar, neste caso, a vontade do eleitor na circunscrição do pleito pelo qual concorreu. As regras de desincompatibilização objetivam evitar a reprovável utilização ou influência de cargo ou função no âmbito da circunscrição eleitoral em detrimento do equilíbrio da disputa, o que não se evidencia na hipótese”, concluiu o desembargador Joaquim Santana.

O Tribunal decidiu por maioria, vencidos os juízes Maria Celia Lima (relatora),  Geraldo Magela e Silva Meneses e José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, e em conformidade com parecer do Procurador Regional Eleitoral, para negar provimento ao recurso da Coligação “Nossa Senhora dos Remédios para todos” e por José Alexandre Bacelar de Carvalho Sobrinho, mantendo o deferimento do registro de candidatura de Manoel de Jesus da Silva, candidato eleito a prefeito de N. Sra. dos Remédios/PI.

Na mesma sessão, o TRE-PI, por unanimidade, negou provimento ao recurso da coligação O Povo Quer: Novo Tempo, Novas Ideias e manteve o deferimento do registro de candidatura de Elpher Soares Lima ao cargo de vice-prefeito do município de Miguel Alves/PI.

 

Acesso em 25 de novembro de 2016
Leia a notícia completa em Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
www.tre-pi.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 01 de novembro de 2017

O poder regulamentar do TSE na jurisprudência do Supremo

Por Marcos Vinicius Furtado Coêlho. Os Poderes da República são, nos termos do artigo 2º da Constituição Federal de 1988, […]
Ler mais...
qui, 03 de março de 2016

Políticos cassados depois de eleitos devem ressarcir gastos com nova votação

A União não deve arcar com os custos de uma eleição suplementar se não deu causa para isso. A decisão […]
Ler mais...
sex, 15 de novembro de 2013

Ministra Cármen Lúcia recebe homenagens na última sessão como presidente do TSE

Ao falar em nome dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sessão da ministra Cármen Lúcia como presidente […]
Ler mais...
seg, 31 de outubro de 2016

TSE discute registro de candidato a prefeito de Belford Roxo (RJ) e Itabirito (MG)

Pedido de vista do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), interrompeu o julgamento do recurso da Coligação A […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram