Notícias

TSE considera válida ida de deputados para o Partido da Mulher

segunda-feira, 13 de junho de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

TSE considera válida ida de deputados para o Partido da Mulher

Seguindo uma liminar do Supremo Tribunal Federal, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral considerou válida a ida de dois parlamentares para o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que obteve o registro na corte eleitoral no dia 29 de setembro de 2015.

Nesse mesmo dia entrou em vigor a Lei 13.165, que modificou a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), excluindo como justa causa para a troca de partido a criação de uma legenda (com prazo de 30 dias). Considerando as novas regras, o Partido Republicano Progressista (PRP) e o Partido Trabalhista Cristão (PTC) ingressaram com ações no TSE pedindo a perda dos mandatos por infidelidade partidária, respectivamente, dos deputados federais José Juscelino Filho e Bruniele Ferreira da Silva.

Ao julgar as ações, o Plenário do TSE rejeitou os pedidos, levando em consideração liminar dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, sobre o assunto. De acordo como relator dos pedidos no TSE, ministro Henrique Neves, o ministro Barroso foi categórico nos seus fundamentos na liminar dada na ADI 5.398 do STF.

Barroso lembrou que, na data em que a Lei 13.165 foi editada, em 29 de setembro de 2015, três novos partidos (Partido Novo, Rede Sustentabilidade, próximos à data, e o PMB) haviam sido registrados no TSE. De acordo com o ministro Barroso, corria, portanto, o prazo de 30 dias para que esses partidos recém-criados pudessem filiar parlamentares de outras siglas.

“Parece-me evidente que a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, proferida na ADI 5.398, alcança o Partido da Mulher Brasileira. E esta corte, por força do artigo 102, parágrafo 2º da Constituição Federal não pode tecer qualquer consideração a respeito, senão cumprir a decisão de Sua Excelência”, ressaltou o ministro Henrique Neves. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

 

Acesso em: 13/06/2016
Leia notí­cia com­pleta em:
Con­sul­tor Jurí­dico
www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 27 de setembro de 2022

Ministério Público apura fraudes em pesquisas eleitorais autofinanciadas

Fonte: Correio Brasiliense Recordista na supervisão de sondagens eleitorais nas duas últimas eleições, o estatístico Augusto da Silva Rocha voltou […]
Ler mais...
qui, 13 de maio de 2021

Corte Especial homologa sentença estrangeira de US$ 6,1 milhões contra a OAS

Fonte: STJ ​​A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou uma sentença proferida pela Justiça de Trinidad e […]
Ler mais...
ter, 20 de junho de 2023

Citação não gera sucumbência em ação que teve distribuição cancelada

Fonte: Conjur Ainda que o réu tenha sido citado nos autos, a parte autora não pode ser condenada ao pagamento […]
Ler mais...
sex, 14 de novembro de 2014

Prestação de Contas: prazo dos candidatos que disputaram 2º turno termina dia 25 de novembro

Encerrado o prazo, em 04 de novembro, os candidatos omissos já estão sendo notificados a cumprir o dever legal de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram