Notícias

Dilma vetará financiamento empresarial em campanhas eleitorais

sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Givaldo Barbosa/ O Globo

Givaldo Barbosa/ O Globo

A presidente Dilma Rousseff decidiu sancionar parcialmente o projeto da reforma política aprovado pela Câmara, vetando o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. A decisão foi comunicada por auxiliares de Dilma a lideranças da base aliada e deverá ser publicada até amanhã.

Apesar de pressões de deputados e até do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a presidente Dilma tomou a decisão para não se contrapor ao Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada proibiu que partidos e candidatos em campanha recebam doações de empresas.

A decisão do STF minou as expectativas do Congresso de validar as doações de empresas nas eleições. A lei que permite esse tipo de financiamento de empresas foi aprovada pela Câmara dos Deputados há duas semanas. Ficou então a pendência de a presidente Dilma vetar ou sancionar a lei. Com esse dispositivo vetado, fica válida a decisão do STF.

Os demais itens aprovados pelo Congresso, no entanto, serão sancionados pela presidente.

SINTONIA

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), disse nesta quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff estará conectada com as ruas e com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) se vetar o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, um dos pontos do projeto de reforma política aprovado pela Câmara. Viana lembrou que o Senado proibiu a doação de empresas, mas a Câmara reverteu a decisão dos senadores e permitiu o financiamento.

- Se a presidente confirmar essa intenção de vetar, ela estará sintonizada com as ruas, com a sociedade, com o Senado e com o Supremo Tribunal Federal (STF). Temos que ter a leitura clara da decisão do Supremo, que entendeu que a participação de empresas gera abuso econômico - disse Jorge Viana.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) foi nesta quinta-feira ao Palácio do Planalto para entregar um manifesto da chamada "Coalizão Pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas", pedindo justamente o veto da presidente Dilma às doações de empresas nas campanhas eleitorais. A petista disse que o documento foi entregue a assessores de Dilma. "A sociedade civil, representada pelas entidades que integram a Coalizão, juntamente com o expressivo apoio de senadores, dirige especial apelo à presidente no sentido de apor veto ao referido projeto naquilo que diz respeito ao financiamento empresarial, o que resultará no aperfeiçoamento da democracia brasileira", diz o documento. A Coalizão é formada por Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e CUT, entre outras entidades.

Entre os senadores que assinam o documento, estão o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e o líder do governo no Congresso, José Pimentel (CE).

A senadora acredita Dilma vetará o dispositivo.

- Essa é nossa expectativa. Temos a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, que é uma decisão muito forte _ disse a senadora.

Acesso em: 25/09/2015
Leia notícia completa em:
O Globo
www.oglobo.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 05 de abril de 2013

TRE-PI já recebeu 47 Recursos Contra Expedição de Diploma relativos às Eleições 2012

De 1º de janeiro a 31 de março de 2013 já foram autuados no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) 47 (quarenta e sete)Recursos Contra Expedição de Diploma, que apesar de se nomear como recurso, trata de ação que visa desconstituir o diploma. A maioria dessas ações foram impetradas por candidatos e/ou Coligações em face de candidatos eleitos a prefeito,vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. Apenas dois feitos foram propostos pelo Ministério Público Eleitoral. Nessas ações, as partes autoras pleiteiam a cassação dos diplomas de 26 prefeitos, 27 vice-prefeitos, 21 vereadores e 18 suplentes de vereadores. […]
Ler mais...
qui, 06 de abril de 2017

Corregedoria determina oitiva do ex-ministro Guido Mantega na Aije 194358

Em despacho publicado na tarde desta terça-feira (4), a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral determinou nova oitiva na Ação de Investigação […]
Ler mais...
seg, 30 de maio de 2022

Confirmada multa a candidato a prefeito de Fortaleza (CE) por propaganda irregular

Fonte: TSE Na sessão desta quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a multa de R$ 36 mil aplicada […]
Ler mais...
qua, 07 de outubro de 2015

TRE-PI cassa 10 minutos de propaganda do PSB

Em sessão de hoje (5) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julgou procedente Representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram