O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em sessão plenária desta terça-feira (9), confirmou a cassação do diploma eleitoral do prefeito e do vice-prefeito da cidade de Tupandi. Os juízes do TRE-RS mantiveram sentença de primeiro grau, proferida em 18 de fevereiro de 2013, que cassara os diplomas de Carlos Vanderley Kercher (prefeito) e de Albino Erbes (vice-prefeito), por oferecimento de diversas vantagens a eleitores, configurando compra de votos. Foi determinada nova eleição na localidade, em data a ser definida, já que a chapa havia obtido mais de 50% dos votos válidos no município. Até lá, o presidente da Câmara de Vereadores deve comandar a Prefeitura. A decisão do TRE-RS foi tomada por unanimidade.
Em Capela de Santana, prefeito e vice foram absolvidos
No município de Capela de Santana, por sua vez, os eleitos, José Nestor Bernardes (prefeito) e Ivo Hanauer (vice-prefeito), que haviam tidos diplomas cassados em primeira instância, foram absolvidos por unanimidade pela corte eleitoral, que considerou que "o conjunto probatório apresenta inconsistências e circunstâncias suspeitas que prejudicam a qualidade da prova". Bernardes e Hanauer haviam sido condenados por compra de votos.
A corte eleitoral julgou 22 processos relativos ao pleito municipal de 2012. Foi a primeira sessão de julgamentos presidida pelo vice-presidente do tribunal, desembargador Marco Aurélio Heinz.
Acesso em 10/07/2013
Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
www.tre-rs.jus.br