Notícias

Audiências públicas sobre instruções para Eleições 2014 começam este mês

sexta-feira, 14 de junho de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A partir da semana que vem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia a série de audiências públicas para colher sugestões e debater com representantes dos partidos políticos e a sociedade em geral as diretrizes para as eleições gerais de 2014.
No próximo dia 21 de junho, o ministro Dias Toffoli, indicado relator das instruções, coordenará os debates para a elaboração da resolução do TSE sobre a prestação de contas dos comitês financeiros, de candidatos e partidos políticos. Já no dia 24 também de junho, serão debatidas em audiência as orientações para as pesquisas eleitorais, representações e registros de candidaturas.
Segundo o assessor especial da Presidência do TSE Murilo Salmito, o objetivo da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e do ministro relator das instruções, Dias Toffoli, é que as normas sejam aprovadas pelo TSE ainda em outubro deste ano. A estimativa adianta em cinco meses o prazo determinado pelo artigo 105 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que termina em 5 de março do ano que vem.
“O adiantamento do prazo final para a aprovação é justamente para que a sociedade saiba de antemão, com antecedência de um ano, quais serão as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral que regulamentarão o pleito”, afirma Murilo Salmito.
As audiências públicas servem para que os partidos políticos, eventuais candidatos e a sociedade em geral opinem sobre as minutas de instrução elaboradas pelo relator e que ficam disponíveis no site do TSE. Recebidas as sugestões, o relator poderá acolhê-las ou não e consolidar o material para levar o texto democraticamente debatido para votação em sessão administrativa do Tribunal.
O assessor da Presidência do TSE destaca que as minutas relativas a todos os atos preparatórios para as eleições do ano que vem estão em elaboração e serão debatidas com a sociedade em audiências públicas. Depois, os textos estarão disponíveis na página do TSE na internet. “Quanto antes essas resoluções estiverem aprovadas, melhor para a democracia, melhor para todos os atores do processo eleitoral”, conclui Murilo Salmito.
Audiências
Prestação de contas – Deve ser encaminhado à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos, comitês financeiros e candidatos, de 28 de julho a 2 de agosto, o primeiro relatório discriminado dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos quem tiverem realizado. Em 6 de agosto, a Justiça Eleitoral divulgará esse primeiro relatório na internet.
De 28 de agosto a 2 de setembro devem ser enviadas as informações relativas à segunda prestação de contas, que será disponibilizada pela Justiça Eleitoral em 6 de setembro.
Até 4 de novembro, os candidatos, inclusive a vice e os suplentes, comitês financeiros e partidos políticos devem prestar contas referentes ao primeiro turno. Apenas os candidatos que concorreram no segundo turno das eleições poderão apresentar, até 25 de novembro, a prestação final de contas.
Registro
Os partidos ou coligações devem requerer o registro dos candidatos até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas. Em 2014, os eleitores elegerão o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Pesquisa

A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral.
Entre os temas tratados nas audiências públicas que discutirão as instruções das Eleições 2014 estão ainda os atos preparatórios para o recebimento dos votos, totalização, divulgação dos resultados, proclamação e diplomação dos eleitos.

 
Leia a notícia completa em:
TSE
www.tse.jus.br
 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 12 de junho de 2015

Legendas sem Fundo Partidário poderão ter despesas pagas por outros órgãos do partido

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu positivamente a uma consulta formulada pelo Partido Progressista (PP) e concluiu, por […]
Ler mais...
sex, 21 de fevereiro de 2014

Partido Progressista (PP) consulta TSE sobre aplicação do Fundo Partidário

Chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma Consulta formulada pelo Partido Progressista (PP) a respeito da aplicação do Fundo Partidário. […]
Ler mais...
qui, 05 de outubro de 2017

João Doria Jr. diz que já tinha avisado sobre suas viagens durante campanha

Por Fernando Martines Em sua campanha para prefeito de São Paulo, João Doria Jr. disse que iria fomentar um intercâmbio […]
Ler mais...
ter, 27 de setembro de 2016

Justiça Eleitoral autoriza prefeito de Petrópolis a se candidatar à reeleição

Por Pedro Canário A Justiça Eleitoral em Petrópolis (RJ) autorizou o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo (PSB), a concorrer à reeleição […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram