Notícias

Posse de Castro Meira na vaga de ministro titular do TSE será nesta terça-feira, dia 7/5.

terça-feira, 07 de maio de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Nesta terça-feira (7), o ministro Castro Meira toma posse no cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade será no plenário do Tribunal, a partir das 19h.

Meira ocupará a vaga deixada pela ministra Nancy Andrighi e destinada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde o dia 23 de outubro de 2012, ele atua como ministro substituto do TSE.

Castro Meira tornou-se ministro do STJ no dia 4 de junho de 2003. Ele foi o primeiro ministro indicado e nomeado para aquela Corte pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

José de Castro Meira é baiano de Livramento de Nossa Senhora e completará 70 anos em setembro. O ministro integra a Justiça Federal desde 1976. Em 1989, tornou-se membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5, sediado em Recife-PE), corte que presidiu de 1993 a 1995.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Castro Meira tem mestrado em Direito e pós-graduação em Comércio Exterior.

O ministro do STJ e do TSE começou em 1968 sua carreira no Ministério Público da Bahia, de onde saiu em 1974 para a Procuradoria da Fazenda Nacional.

Como juiz federal, atuou na Bahia e em Sergipe, até ir para Recife ocupar o cargo no TRF. Possui vários trabalhos publicados.

Ministros substitutos

Os ministros João Otávio de Noronha e Humberto Martins, também do STJ, tomarão posse como ministros substitutos do TSE no dia 9, às 18h30, no gabinete da Presidência do Tribunal.

Composição do TSE

Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, a lista tríplice elaborada pela Suprema Corte, na qual estão os três nomes dos advogados. Para cada ministro titular é nomeado, não necessariamente na mesma data, um ministro substituto correspondente.

Leia a notícia completa em:
TSE
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 31 de outubro de 2018

Justiça derruba ações que questionavam segurança de urnas eletrônicas

A Justiça derrubou quatro ações ligadas às eleições. Em três delas, afastou questionamentos acerca da inviolabilidade das urnas eletrônicas e em […]
Ler mais...
sex, 09 de junho de 2017

Ministros do TSE rejeitam quatro preliminares das defesas

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram quatro preliminares dos advogados das partes envolvidas na Aije 194358, sendo as […]
Ler mais...
qua, 04 de setembro de 2019

Suprema Corte dos EUA vai julgar fidelidade partidária no colégio eleitoral

Fonte: Conjur Por João Ozorio de Melo A um ano e dois meses das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 3 […]
Ler mais...
sáb, 22 de março de 2014

TRE-PR afasta a cassação do prefeito e vice-prefeito de Palmas

A Corte, nesta terça-feira (18), por unanimidade, deu provimento ao recurso eleitoral para afastar a cassação de Hilário Andraschko e […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram