#GRAnaMídia

TRE indefere registro de candidatura de Chico Mendes

quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

De forma unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba decidiu indeferir o pedido de registro de candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB), candidato a prefeito da cidade de Cajazeiras.

O julgamento terminou há pouco. Todos os magistrados, com exceção do juiz Fábio Leandro que se absteve, votaram acompanhado o relator- juiz Bruno Teixeira. Ele havia opinado por barrar o registro de candidatura.

A ação de impugnação tinha sido movida em primeira instância pelo Ministério Público Eleitoral, tendo por base jurisprudência do STF e uma resposta do TSE sobre a figura do “prefeito itinerante” - cujos mandatos são consecutivos, mesmo que em cidades diferentes.

Em primeira instância o registro de candidatura foi liberado. O magistrado entendeu que Mendes interrompeu os mandatos ao renunciar ao cargo de prefeito para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Ele foi prefeito eleito de Sao José de Piranhas em 2016 e reeleito em 2020.

Em resposta a uma consulta recente, contudo, o TSE entendeu que em casos semelhantes a renúncia não afasta a continuidade do terceiro mandato.

Depois da liberação inicial o MPE recorreu ao TRE. A defesa de Chico Mendes pode recorrer da decisão. Os advogados dele têm dito que acreditam numa mudança de entendimento do Plenário do TSE quando o órgão for analisar a matéria.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 01 de abril de 2013

Defesa de Deputado Distrital informa que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal

Suplente da coligação de distrital cassado pede ao TSE posse imediata Benício Tavares perdeu mandato, acusado de compra de votos; […]
Ler mais...
ter, 01 de fevereiro de 2022

Como ficam os concursos em 2022?

Fonte: Correio Brasiliense endo 2020 e 2021 os anos em que quase não ocorreram concursos em razão da pandemia, é […]
Ler mais...
ter, 12 de abril de 2022

Entenda o que pode e o que não pode ser feito na pré-campanha eleitoral

Fonte: Jota A edição do festival Lollapalooza deste ano foi alvo de uma decisão liminar do ministro Raul Araújo, do Tribunal […]
Ler mais...
dom, 22 de maio de 2016

Em dívida com elas

Por Gabriela Rollemberg/ Carolina Petrarca A questão da participação feminina na política está de volta ao centro do debate nacional. […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram