#GRAnaMídia

GRA atua em ação que discute os critérios de distribuição das sobras eleitorais que tramita no STF

segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O escritório Gabriela Rollemberg Advocacia (GRA) representa os interesses do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7263, em que se pleiteia a concessão de medida cautelar para permitir que, na terceira fase de distribuição das vagas das sobras eleitorais, sejam incluídos todos os partidos que participaram das eleições, independentemente do quociente eleitoral alcançado.

O objeto da ADI é o inciso III do artigo 109 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), alterado pela Lei 14.211/2021, e a Resolução 23.677/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mudança legislativa exige que o partido, para ter direito a participar da distribuição das sobras das cadeiras destinadas ao cargo de deputado federal, alcance pelo menos 80% do quociente eleitoral, com um candidato que tenha, no mínimo, 20% da votação nominal. Não sendo cumpridas as duas exigências cumulativamente, as cadeiras restantes serão distribuídas aos partidos que apresentarem as maiores médias, sem nenhuma restrição.

A tese apresentada indica que a atual forma de cálculo adotada pela Justiça Eleitoral pode levar a distorções do sistema proporcional, como, por exemplo, um partido ficar com todas as vagas da Câmara, caso seja o único a alcançar o quociente eleitoral ou os 80% do quociente eleitor.

Consta da petição inicial que a manutenção atual viola princípios constitucionais como o pluralismo político, o Estado Democrático de Direito, a igualdade de chances, a soberania popular e o sistema proporcional.

A ação foi distribuída, por prevenção, ao ministro Ricardo Lewandowski, relator da ADI 7228, ajuizada em agosto pelo partido Rede Sustentabilidade contra as mesmas normas.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

dom, 25 de setembro de 2022

O que é uma eleição majoritária e para quais cargos ela vale

Fonte: OESTE Desde quando foi promulgada, no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal em vigor, também conhecida […]
Ler mais...
qui, 10 de fevereiro de 2022

STF analisa federações partidárias e julga pacote eleitoral

Fonte: Estadão O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou ontem a analisar a ação que vai definir a validade […]
Ler mais...
ter, 01 de fevereiro de 2022

Botão anti-fake no Twitter gera temor de ações orquestradas nas eleições

Fonte: Folha de São Paulo Advogados especializados com o direito de eleição e veem a implementação de um botão no Twitter […]
Ler mais...
seg, 21 de março de 2022

Advogada eleitoralista pede atenção a candidatas viáveis já em 2022

Fonte: G1 O Webinar “O Poder das Mulheres, Mulheres no Poder”, realizado pela TV Anhanguera e G1 Goiás em parceria […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram