Notícias

TRE rejeita recurso em ação que pedia condenação do governador de Roraima por se promover com dinheiro da Festa da Melancia

segunda-feira, 06 de maio de 2024
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) rejeitou por unanimidade o recurso na ação que pedia a condenação do governado de Roraima Antonio Denarium (PP) por se promover com dinheiro do Festival da Melancia, em Normandia. A ação citava abuso de poder político econômico nas eleições de 2022. O recurso foi julgado nesta terça-feira (16).

A Ação de Investigação Judicial, ingressada pela coligação Roraima Muito Melhor, do MDB, cita que o governador transferiu recursos para a prefeitura de Normandia devido à situação de calamidade por conta das fortes chuvas, mas o valores foram destinados para o XVII festival da Melancia, realizada em 2022.

Além de Denarium, o processo pedia a cassação e inelegibilidade do vice Edilson Damião (Republicanos), do senador Hiran Gonçalves (PP), do prefeito Westson Raposo (PP), José Raimundo (PP), e da vereadora de Boa Vista Aline Rezende (PP) - todos foram negados.

Procurado sobre o assunto, a defesa da coligação informou que deve analisar o acordão após a publicação para decidir o recurso mais adequado.

O TRE julgou improcedente a ação em dezembro do ano passado devido à "ausência de provas robustas". À época, os magistrados acompanharam o voto da relatora Tânia Vasconcelos e a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Na sessão desta terça, a juíza reiterou o posicionamento ao negar os recursos da coligação. Os juízes acompanharam o voto novamente.

"Esses embargos constam inclusive com manifestação do Ministério Público [MPE] pela rejeição, é mais uma tentativa de rediscussão da matéria. Não tem nenhuma obscuridade, nenhum reparo a ser feito a sentença, não tem omissão no julgado, mero inconformismo e eu estou rejeitando os embargos", votou.

Antonio Denarium foi reeleito em 2022 para o segundo mandato com 163.167 dos votos, 56,47% do total de votos. Antes de tomar posse como governador em 2019, ele assumiu o comando do estado como interventor federal nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

O mandato como governador em 2018 foi o primeiro cargo público exercido por ele. Antes, era empresário do ramo de agronegócio.

Denarium foi cassado pelo TRE pela terceira vez em janeiro deste ano por abuso de poder político e econômico. Em agosto de 2023 ele foi cassado por distribuir cestas básicas no período eleitoral e em dezembro do mesmo ano por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses. Denarium pode recorrer das decisões e, por enquanto, permanece no cargo.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 06 de setembro de 2016

Odebrecht proíbe funcionários de fazer doação eleitoral

A Odebrecht enviou na quinta (1º) um comunicado proibindo os funcionários do grupo de fazer doações a candidatos nas eleições […]
Ler mais...
qui, 10 de fevereiro de 2022

Plenário mantém liminar que estabelece prazo para criação das federações partidárias em 2022

Fonte: STF O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, referendou, nesta quarta-feira (9), liminar concedida pelo ministro Luís […]
Ler mais...
qui, 29 de agosto de 2013

Concedido o registro de prefeita eleita de Igaporã-BA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na sessão desta terça-feira (27), o registro de candidatura de Rosana Cotrim de Carvalho […]
Ler mais...
ter, 01 de fevereiro de 2022

Tendência no TJ-SP tem sido aplicar retroatividade à nova Lei de Improbidade

Fonte: Conjur O Tribunal de Justiça de São Paulo tem decidido pela aplicação retroativa da Lei 14.230/2021 (nova Lei de Improbidade […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram