Notícias

Judiciário não pode lotar defensor em local desamparado, estabelece STF

segunda-feira, 13 de março de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

"Ofende a autonomia administrativa das Defensorias Públicas decisão judicial que determine a lotação de defensor público em localidade desamparada, em desacordo com os critérios definidos pela própria instituição, desde que observados os critérios do artigo 98, caput e parágrafo 2º, do ADCT, incluído pela Emenda Constitucional 80/2014."

Essa foi a tese de repercussão geral (Tema 847) firmada nesta quarta-feira (8/3) pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

No fim do ano passado, os ministros negaram recurso que tentava derrubar decisão do Tribunal de Justiça do Ceará que entendeu haver medidas alternativas para suprir a carência de defensores, não cabendo ao Judiciário criar esse tipo de obrigação. Ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio (aposentado), relator da matéria, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, que votaram para aceitar o recurso.

Na sessão desta quarta, foi aprovada por unanimidade a tese proposta pelo ministro Ricardo Lewandowski, com acréscimos sugeridos pelo ministro Alexandre de Moraes.

Entenda o caso
Em primeira instância, a Justiça cearense aceitou ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Ceará para determinar ao estado a obrigação de prover imediatamente o cargo de defensor público na comarca de Jati.

O governo do Ceará recorreu ao TJ-CE, que reformou a decisão. Segundo o acórdão questionado, obrigar o governo estadual a nomear um defensor público para a localidade violaria o princípio da separação dos poderes e comprometeria a autonomia da Defensoria, que, além de possuir independência organizacional, é quem teria a melhor possibilidade de avaliar necessidades administrativas e possibilidades orçamentárias.

Já o MP-CE sustentou que o tribunal estadual afrontou a garantia constitucional de assistência judiciária gratuita aos que comprovarem a insuficiência de meios.

O relator, ministro aposentado Marco Aurélio, votou a favor da repercussão geral, em outubro de 2015, com base nos dispositivos constitucionais que preveem a separação dos poderes, o princípio da isonomia e a garantia de auxílio jurídico aos necessitados, além de tratar da autonomia administrativa e funcional da Defensoria.

"Incumbe ao guarda maior da Constituição Federal definir, a partir dos preceitos listados, as balizas da atuação do Poder Judiciário no tocante ao preenchimento (definitivo ou temporário) de cargo de defensor em localidades desamparadas", avaliou o ministro na ocasião.

RE 887.671

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 11 de dezembro de 2013

TRE-MS confirma decisão que cassou vereadores da Capital

Na sessão de julgamento desta segunda-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), confirmou, por maioria, […]
Ler mais...
qui, 26 de setembro de 2013

Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral em Pernambuco

  A EJE - Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco informa que foram prorrogadas, até o dia 07/10/2013,  as inscrições para […]
Ler mais...
sex, 05 de junho de 2020

TSE cassa diploma de deputado estadual da Bahia por ausência de filiação partidária e fraude no registro de candidatura

Fonte: TSE Na sessão desta terça-feira (2), realizada por videoconferência, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria de […]
Ler mais...
qui, 25 de fevereiro de 2016

TRE/MT nega propaganda partidária ao PSDC

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) indeferiu o pedido do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) para fazer uso […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram