Notícias

TSE abre Ano Judiciário de 2023 na próxima quarta-feira (1º)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza na próxima quarta-feira (1º), às 19h, sessão extraordinária de abertura do Ano Judiciário de 2023, que traz em pauta o julgamento de listas tríplices, agravos e tutela cautelar antecedente. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TSE no YouTube, pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.

No mesmo dia, os prazos dos processos em tramitação na Corte Eleitoral, que ficaram suspensos durante o recesso forense, passarão a vigorar normalmente, e a Secretaria do Tribunal voltará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

No período do recesso, o Tribunal funcionou em regime de plantão, com atendimento ao público externo das 13h às 18h. Mesmo sem julgamentos, a Presidência da Corte permaneceu em atividade, examinando e decidindo demandas urgentes, como medidas cautelares e habeas corpus.

Retomada dos julgamentos

Agora, com a abertura do ano forense, os julgamentos no Plenário do TSE, bem como os realizados por meio eletrônico – o chamado Plenário Virtual – retornam às atividades habituais.

A primeira sessão ordinária do Colegiado acontecerá na quinta-feira (2), a partir das 10h, em regime híbrido, com processos relatados pelos ministros Ricardo Lewandowski, Raul Araújo e Carlos Horbach.

Já primeira sessão ordinária por meio eletrônico será realizada de 3 a 9 de fevereiro. A pauta conta com 53 processos para julgamento, entre recursos ordinários, recursos especiais, agravos regimentais e embargos de declaração.

No Plenário Virtual, o ministro relator do processo disponibiliza no sistema a respectiva proposta de decisão, contendo ementa, relatório e voto. Os demais membros do Colegiado têm o período determinado para examinar a matéria e votar.

Sustentação oral

Os advogados que pretendem fazer sustentação oral durante as sessões, por videoconferência ou de forma presencial, devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência. Aqueles que forem realizar sustentação oral diretamente do Plenário do Tribunal também devem encaminhar comprovante de vacinação contra o coronavírus.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida, ao vivo, pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do TSE no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão. Você também pode ouvir a íntegra de cada julgamento na playlist Direto do Plenário.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta quarta-feira (1º). A pauta está sujeita a alterações.

Para mais conteúdos relacionados ao processo eleitoral e à segurança das urnas, inscreva-se no canal do TSE no YouTube.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

MC/LC, DM

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 03 de dezembro de 2020

Partido questiona resolução do Senado sobre empréstimo do BID a companhia de energia do RS

Fonte: STJ O Partido Democrático Trabalhista (PDT) questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), o artigo 1º da Resolução 23/2012 do […]
Ler mais...
sex, 20 de setembro de 2013

Extinta ação que pedia impugnação do mandato do prefeito de Cunha Porã

Os juízes do TRE-SC decidiram à unanimidade, na última segunda-feira (16), extinguir o processo que pedia a impugnação do mandato […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

EUA devem definir se mentir sobre eleições é fraude ou liberdade de expressão

Por João Ozorio de Melo Parlamentares do Partido Democrata no Congresso apresentaram um projeto de lei, na quinta-feira (26/7), que criminaliza […]
Ler mais...
seg, 17 de outubro de 2016

Por dentro da Justiça Eleitoral destaca entendimento do TSE sobre julgamentos de recursos de candidatos  

Na edição desta semana do programa de rádio “Por dentro da Justiça Eleitoral”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram