#GRAnaMídia

Direitos humanos e inovação: uma trajetória precursora no universo da tecnologia

terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O que os direitos humanos têm a ver com inovação? A trajetória da conselheira e cofundadora da Dome Ventures é uma intersecção entre esses dois conceitos. Aos 39 anos, Gabriela Rollemberg tem uma história de luta pelos direitos das mulheres. Formada em direito e ciências políticas, a executiva é especializada na defesa de agentes públicos e políticos, bem como idealizadora do projeto Quero Você Eleita, um laboratório de inovação política para potencializar candidaturas e mandatos femininos, criado em 2020.

Nesta jornada, Gabriela descobriu o potencial da tecnologia para impulsionar suas atividades e conseguiu unir os mundos pelos quais se interessa: mulheres, política e inovação, trazendo ferramentas estratégicas para ampliar a voz das causas.

Os direitos humanos dizem respeito a todos os aspectos de nossas vidas e se aplicam tanto offline quanto online. Neste sentido, a conselheira da Dome percebeu logo cedo os desafios de ser mulher em um universo corporativo, bem como no ambiente de profissionais de tecnologia. Com atuação especializada em Tribunais Superiores, tem seu próprio escritório de advocacia há mais de 10 anos, onde atua fortemente em direito eleitoral. Em 2021, essa nova rede de relacionamentos trouxe a oportunidade de participar da fundação da Dome Ventures, a primeira corporate venture builder de tecnologia para governos do Brasil.

e de um menino de 5 anos, Gabriela conta que sua vida pessoal e profissional se transformou após o nascimento de Rafael. Acostumada a dedicar a maior parte do seu tempo ao trabalho, ela descobriu a importância de se dedicar a si mesma e escolher projetos com propósitos.

Na Dome, a executiva conseguiu emplacar projetos e impulsionar startups que contribuem para a transformação digital da gestão pública, potencializando a utilização dos recursos públicos, trazendo transparência, sustentabilidade, e a possibilidade de, por meio de soluções de tecnologia, contribuir para que os governos alcancem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Formada pela Universidade de Brasília (UnB), uma das mais prestigiadas faculdades públicas do país, Gabriela conta que os estudos a fizeram perceber seus privilégios como branca e advinda de boa base familiar, mas que também entendeu as desvantagens de ser mulher, especialmente eespaços de poder. “Ao me aprofundar na temática da participação das mulheres no mundo público e corporativo, passei a me dar conta das situações de assédio, de desvalor, de desrespeito e de apropriação de conhecimento que passei. Isso me motivou a participar de coletivos que têm como propósito construir uma rede de apoio entre advogadas sócias de escritórios de modo a potencializar todas que fazem parte do grupo.”

Hoje, no conselho da Dome, pode atuar com times jovens, tecnologias que promovem inclusão e, acima de tudo, novas perspectivas de ideias. “Euma empresa inovadora, os conceitos também são inovadores. Trabalhamos com sonhos e, principalmente, pela democratização do acesso à tecnologia e serviços de ponta para toda a população”, finaliza ela.

 

Sobre a Dome Ventures

A Dome Ventures é uma Corporate Venture Builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil. Nossa missão é contribuir com o avanço digital do setor público, selecionando e desenvolvendo, de forma contínua, inovações aplicadas e startups que possuam soluções para impactar positivamente a sociedade e a vida de toda a população. Para mais informações, acesse: https://dome.ventures/

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 16 de maio de 2016

Mudança na Legislação Eleitoral restringe gastos e libera antecipação da campanha

Nas eleições deste ano os candidatos dos 223 municípios paraibanos serão obrigados a prestar contas da campanha eleitoral de forma […]
Ler mais...
ter, 27 de junho de 2017

TSE irá julgar processo do prefeito de Senador Canedo condenado por improbidade administrativa

Sobre a hipótese de ter doado um terreno no valor de R$ 3,8 milhões para uma empresa, o prefeito de […]
Ler mais...
ter, 01 de fevereiro de 2022

Como ficam os concursos em 2022?

Fonte: Correio Brasiliense endo 2020 e 2021 os anos em que quase não ocorreram concursos em razão da pandemia, é […]
Ler mais...
qui, 05 de outubro de 2017

Justiça mantém indenização de Bessa a Rollemberg por ofensas no plenário

Justiça do Distrito Federal manteve a sentença que condenou o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) a pagar R$ 30 mil […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram