#GRAnaMídia

Em CG, advogada Gabriela Rollemberg cita ‘fake news’ como maior desafio na eleição

segunda-feira, 09 de maio de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Mais PB

Coordenadora do III Simpósio de Direito Eleitoral, que acontece nesta quinta-feira (5), em Campina Grande, a advogada Gabriela Rollemberg elencou o combate às fake news como principal desafio nas eleições deste ano. Em entrevista à Rede Mais, ela reconheceu avanços do judiciário, mas destacou que são necessárias ações mais ágeis, além da conscientização da população.

“A gente tem vivido uma revolução tecnológica em todo mundo e não é segredo para ninguém que as fake news são um grande problema não só no Brasil, mas no mundo todo. O mundo jurídico, o poder judiciário, infelizmente não consegue responder a isso a tempo e modo para que a gente possa de fato combater”, pontuou.

Rollemberg citou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avançou neste tema, inclusive no diálogo com as plataformas, para estabelecer regras, implementar ferramentas de controle e de qualidade da verdade para verificação dos fatos e emissão de alertas ao cidadão.

“O principal é a auto responsabilidade do eleitor, para que a gente cheque os fatos e crie essa cultura de não confiar na primeira manchete que ler, sem ver o seu conteúdo, antes de formar seu juízo de valor”, destacou.

Ela frisou que processo eleitoral deste ano será histórico por ocorrer após dois anos de pandemia, em meio a tensionamentos e polarização política.

Durante o Simpósio os operadores do Direito terão conhecimento e serão capacitados sobre os temas mais atuais, relevantes e polêmicos que serão enfrentados nas eleições de 2022.

“É  o maior poder que a gente tem, que a nossa constituição nos garante, então que façamos isso com seriedade e consciência para avançarmos enquanto país”, concluiu.

http://https://youtu.be/qV7duU_eMZg

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 21 de agosto de 2017

Sem dolo, falta de gasto com educação não torna prefeito inelegível, decide TSE

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou o registro de candidatura da prefeita eleita de Reginópolis (SP) e a manteve no cargo. […]
Ler mais...
seg, 31 de outubro de 2016

Gastos menores e agilidade ao prestar contas são destaques nas eleições

A eleição de 2016 foi o primeiro teste da nova legislação eleitoral aprovada em 2015. Com o fim do segundo […]
Ler mais...
dom, 25 de setembro de 2022

O que é uma eleição majoritária e para quais cargos ela vale

Fonte: OESTE Desde quando foi promulgada, no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal em vigor, também conhecida […]
Ler mais...
sex, 25 de janeiro de 2019

Após retotalização de votos, Chico Machado (PSD) entra no lugar de Pedro Ricardo (PSL) como deputado estadual

Uma retotalização dos votos para deputado estadual nas Eleições 2018 colocou o candidato Chico Machado (PSD) na lista de eleitos, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram