Eventos

Mês da mulher: CNDL realiza ações pelo desenvolvimento das empreendedoras

segunda-feira, 07 de março de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

 

Esta semana, a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas inicia uma série de ações com foco no desenvolvimento das mulheres empreendedoras de todo o país. Na programação da campanha Mulheres que Constroem o Varejo, que vai ocorrer durante todo o mês de março, estão previstas lives com políticas brasileiras e especialistas em empreendedorismo feminino, divulgação de pesquisa sobre o perfil da empreendedora brasileira, lançamento de publicação e veiculação de reportagens e episódios de podcasts especiais.

O objetivo da campanha é homenagear as mulheres, qualificar empreendedoras do setor de comércio e serviços, além de debater os principais desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.

“Pensamos em criar um mês inteiro com ações para lançar luz sobre os principais desafios das empreendedoras, além é claro, de homenagear as mulheres no mês de março”, explica a assessora da Presidência da CNDL e coordenadora do projeto, Lúcia Helena Leijôto.

Uma das ações será o lançamento da pesquisa “Perfil da Mulher Empreendedora”, realizada pela CNDL com mulheres empreendedoras de todo o país. O levantamento traz os principais dados sobre o cenário das mulheres empreendedoras, os desafios que elas enfrentam para a manutenção dos seus negócios, a situação social e familiar dessas mulheres e os objetivos que buscam no mercado.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a pesquisa possibilitará a construção de projetos e de políticas públicas voltadas para o público feminino, para tornar os seus negócios mais fortes e sólidos.

“De acordo com o Sebrae, o Brasil conta com mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, sendo elas responsáveis por 52% do total de novos negócios do país. Apesar disso, vemos um ambiente que dificulta o desenvolvimento dessas empresas. Para essas empresárias, por exemplo, os juros são maiores na hora de pegar um empréstimo, mesmo que a taxa de inadimplência seja comprovadamente mais baixa. Precisamos debater esses entraves e buscar soluções efetivas de suporte a essas mulheres”, afirma Costa.

A pesquisa será divulgada no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, em uma live realizada pela CNDL, com o tema: “Os desafios das mulheres no mercado de trabalho”. O evento contará com a participação da deputada federal Paula Belmonte (CIDADANIA-DF); da deputada federal e líder da bancada feminina na Câmara dos Deputados, Celina Leão; da cofundadora da “Quero Você Eleita” e da “Elas Pedem Vista@, Gabriela Rollemberg; e da fundadora do projeto Mulheres Equilibristas, Adriana Loch.

Cartilha
No dia 09 de março, a CNDL lança a cartilha Mulheres que Constroem o Varejo: perfil da mulher empreendedora no Brasil e ações para alcançar negócios de sucesso”, um trabalho feito em parceria com a Secretaria da Mulher do Senado Federal. O lançamento será realizado também por uma live transmitida pelo Youtube e contará com a participação da senadora federal Simone Tebet (MDB-MS); a líder da bancada feminina no Senado Federal, a senadora Eliziane Gama (CIDADANIA-MA); a procuradora da Mulher no senado Federal, Leila Barros (CIDADANIA-DF); a presidente da CDL Jovem Natal, Giovana Andrade; da diretora da CNDL e presidente da FCDL/MA – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, Socorro Noronha; a gerente Jurídica do SPC Brasil, Vivian Amorim; e a gerente da Secretaria Geral da CDL Fortaleza, Francisca Pinto de Macêdo.

“A cartilha traz informações relevantes para auxiliar as empresárias brasileiras a tornarem seus negócios mais sólidos e competitivos. Entre os assuntos tratados no material, destaco: as principais legislações do Brasil em defesa e de suporte às mulheres, dicas de acesso ao crédito e ações que empoderam as mulheres no mercado de trabalho”, destaca o presidente da CNDL.

Durante o Mês da Mulher da CNDL, serão também veiculados semanalmente episódios especiais do podcast da entidade. Os episódios trazem temas sobre o universo feminino e contam com a participação de especialistas que debaterão assuntos como mercado de trabalho, vida pessoal, maternidade, preconceitos, moda, diversidade, entre outros temas relevantes.

Além disso, a equipe da revista Varejo S.A. fará uma cobertura especial dos eventos e produzirá conteúdos especiais, durante todo o mês de março, com foco nas mulheres empreendedoras. Serão matérias, entrevistas e artigos sobre assuntos como igualdade de gênero, legislação, desafios empresariais, entre outros.

“Mesmo que ainda estejamos longe de viver em um mundo ideal e igualitário de direitos, fato é que a força empreendedora feminina só cresce e se expande. Empoderar a mulher empreendedora é um dos pilares para a tão sonhada igualdade de gênero e de uma sociedade mais justa”, afirma Lúcia Leijôto.

A primeira matéria já está no ar, e discute como a sobrecarga afeta a vida profissional da mulher brasileira. Confira clicando aqui!

SERVIÇO

Podcasts (para ouvir, clique aqui!)

Episódio 23 – Empreendedora de Sucesso do Sistema CNDL
Data de exibição: 03 de março
Convidadas:
Alessandra Camargos, Vacinar
Priscila Ferreira, Óticas Celso
Lúcia Leijoto, CNDL

Episódio 24 – Desafios da mulher brasileira  
Data de exibição: 09 de março
Convidadas:
Valeska Zanello, UNB
Thamires Gomes, Sunday Slices

Episódio 25 – Desafios para o empreendedorismo feminino 
Data de exibição: 16 de março
Convidadas:
Renata Malheiros, Coordenadora Nacional Sebrae Delas
Célia Kano, Co-CEO da Rede de Mulheres Empreendedoras
Malu Fontes, VP CDL Natal

Episódio 26 – Pesquisa Perfil da Mulher Empreendedora, da CNDL 
Data de exibição: 23 de março
Convidadas:
Merula Borges
Karoline Lima
Lúcia Leijoto

Episódio 27 – Mulher, moda e beleza 
Data de exibição: 30 de março
Convidadas:
Lilian Lemos, Consultora de Imagem
Andreza Castanheira, Consultora de Estilo

Lives

Os desafios da mulher no mercado de trabalho
Quando: 08/03, das 09h às 11h
Onde: transmissão ao vivo pelo canal da CNDL no Youtube

Lançamento da cartilha – Mulheres que Constroem o Varejo: perfil da mulher empreendedora no Brasil e ações para alcançar negócios de sucesso
Quando: 09/03, das 09h às 11h
Onde: transmissão ao vivo pelo canal da CNDL no Youtube

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 23 de junho de 2016

PRE/RJ realiza audiência pública sobre as eleições 2016

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) promoverá, no próximo dia 5 de julho, a audiência pública “Cidadãos […]
Ler mais...
sex, 05 de fevereiro de 2016

V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral

O Ins­ti­tuto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE) promoverão o V Congresso Brasileiro […]
Ler mais...
qui, 14 de maio de 2020

Live:“O impacto das fake news nas campanhas eleitorais”

Nesta quinta-feira, 14/5, às 20h30, receberemos a Deputada Federal Lídice da Mata, relatora da CPMI da Fake News, para tratar […]
Ler mais...
sex, 19 de fevereiro de 2021

TRE/GO promove I Seminário Estratégia com Qualidade e IV Seminário de Orçamento

Fonte: TRE GO O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizará de 8 a 11 de março de 2021 o I Seminário […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram