Notícias

FBI compartilha lista de 4 milhões de emails usados para receber malware

quarta-feira, 28 de abril de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Olhar Digital

Três dias após enviar aos computadores infectados uma atualização que destruiu a botnet Emotet, o FBI compartilhou com o serviço de notificação “Have I Been Pwned” (HIBP), que permite aos usuários verificar se seu endereço de e-mail está incluso em algum vazamento de dados, uma lista com 4.324.700 endereços usados para enviar ou receber o malware.

Segundo Troy Hunt, criador do HIBP, 39% dos endereços da lista já estavam listados como presentes em vazamentos anteriores. Para saber se um endereço de e-mail foi comprometido ou usado pelo Emotet, o usuário precisa digitar seu endereço na página inicial do HIBP e verificar que é o dono da conta (através de uma notificação enviada por e-mail) antes de visualizar a informação.

A destruição da botnet Emotet, que infectou 1,6 milhões de computadores ao longo de nove meses, exigiu um esforço coordenado das autoridades na Holanda, Alemanha, EUA, Reino Unido, França, Lituânia, Canadá e Ucrânia.

A rede era usada para distribuir software malicioso, como o ransomware ProLock ou Egregor, do grupo hacker Qbot, e Ryuk ou Conti, do grupo TrickBot. As autoridades assumiram controle da rede em 27 de janeiro deste ano, e enviaram a todos os bots no último domingo (25) uma atualização que desinstala o malware e encerra a infecção.

O software desinstalador foi desenvolvido pela agência de polícia alemã Bundeskriminalamt (BKA). O intervalo entre assumir o controle da rede e desinstalar o malware nas máquinas afetadas foi necessário para que mais evidências relacionadas à investigação pudessem ser coletadas.

Fonte: Bleeping Computer

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 10 de junho de 2015

Senadores criticam partes da Reforma Política aprovadas na Câmara

As mudanças da Reforma Política aprovadas até agora pela Câmara estão aquém do que poderia ter sido mudado. Essa é […]
Ler mais...
qui, 08 de setembro de 2022

Mandado de segurança não pode contestar parecer sobre autodeclaração de cotista

Fonte: Conjur É inadequado o uso do mandado de segurança para a defesa de candidato que pretende continuar concorrendo em […]
Ler mais...
seg, 20 de junho de 2016

TSE promove ciclo de palestras sobre inovações e desafios das Eleições 2016

Nos dias 23 e 24 de junho o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza um ciclo de palestras para debater assuntos […]
Ler mais...
seg, 15 de julho de 2019

Presidentes de TREs discutem sistema político e eleitoral em São Paulo

Fonte: Conjur Presidentes e representantes dos tribunais eleitorais de todo o país se reuniram na quinta (4/7) e na sexta-feira […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram