Notícias

TRE-MG decide pela improcedência de duas ações contra Fernando Pimentel

segunda-feira, 21 de maio de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais considerou, na sessão desta quinta-feira (24), improcedentes dois pedidos de cassação propostos contra o governador Fernando Damata Pimentel (PT), por supostas irregularidades na campanha para o governo de Minas em 2014. Houve unanimidade nas duas decisões (seis votos a zero).

Na ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) proposta pela Coligação adversária Todos por Minas (liderada pelo PSDB), foi alegado o uso da máquina pública federal, pela Presidente da República, em favor de Pimentel e seu vice, Antônio Andrade. Teriam sido realizados, entre fevereiro e abril de 2016, eventos em oito municípios para entrega de bens e serviços de programas sociais federais custeados com dinheiro público, para promoção da pré-candidatura de Pimentel.

Para o relator do processo, desembargador Pedro Bernardes, não foram produzidas provas robustas que confirmassem a existência de ilícitos eleitorais. Segundo ele, não foi possível identificar caráter eleitoreiro na presença de Pimentel e Andrade nos eventos e também não houve prova de desvio de finalidades dos programas sociais lançados na ocasião.  O seu voto foi seguido na íntegra pelos demais juízes.

Representação

Já o outro processo, uma representação também proposta pela Coligação Todos por Minas, tem como fundamento a captação ou gasto ilícito de recurso financeiros na campanha (art. 30-A da Lei das Eleições), decorrente da extrapolação, em mais de R$10,1 milhões, do limite de gastos de campanha, definido como de R$ 42 milhões.

O juiz Ricardo Matos de Oliveira, que relatou o processo, manifestou que o TSE entendeu, ao julgar as contas de campanha da chapa eleita, que não houve a extrapolação do limite de gastos. E, ainda, que para dar provimento ao recurso de cassação, importa verificar se a irregularidade apontada seria relevante.

Os outros cinco juízes concordaram pela improcedência do pedido de cassação, embora tenha havido divergências quanto ao fundamento da decisão.

Processos relacionados: AIJE 464429 e RP 537185.

TRE MG

www.tre-mg.jus.br

Acesso em 28/05/2018

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 09 de outubro de 2017

No Acre, Justiça cassa mandato de vereador após constatar vínculo familiar com prefeito da cidade

A Justiça Eleitoral decidiu cassar o diploma do vereador Antônio Aurisérgio Sérgio de Menezes Oliveira, do município de Jordão, no […]
Ler mais...
ter, 13 de novembro de 2012

Presidente da República nomeia Henrique Neves para ministro do TSE

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o advogado Henrique Neves da Silva para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) […]
Ler mais...
sex, 14 de março de 2014

EJE promove Ciclo de Estudos em Direito Eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) promoverá, nos dias 20 e 21 de março, o Ciclo de Estudos […]
Ler mais...
sex, 11 de dezembro de 2015

Mantido no cargo o prefeito de Valença do Piauí

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteram, na sessão desta quinta-feira (10), a cassação do prefeito de Valença do […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram