Notícias

TRE absolve políticos acusados de abuso nas eleições 2016 em Ribeirão Preto

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) absolveu por unanimidade nesta segunda-feira (19) o vereador Lincoln Fernandes (PDT) e o ex-vereador Ricardo Silva (PDT), acusados por abuso de poder eleitoral entre 2015 e 2016.

Os políticos foram condenados em primeira instância à perda dos direitos políticos mediante denúncia do Ministério Público Eleitoral de uso indevido dos meios de comunicação no pleito, mas os sete juízes da sessão derrubaram a decisão, sob a justificativa de falta de provas.

O julgamento no TRE foi iniciado em janeiro, quando o relator Manuel Marcelino já tinha dado parecer favorável à absolvição, mas foi suspenso pelo pedido de vistas do magistrado Marcelo Gordo, que nesta segunda-feira acompanhou a mesma linha de convencimento de Marcelino.

O acórdão ainda não foi publicado. A decisão ainda pode ser alvo de um recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Foi acolhida a tese de mérito de que não havia provas e elementos suficientes para caracterizar qualquer abuso do Ricardo e do Lincoln", disse o advogado Carlos Ernesto Paulino, que atua na defesa do ex-parlamentar.

Ricardo Silva foi candidato do PDT à prefeitura de Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1) Ricardo Silva foi candidato do PDT à prefeitura de Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1)
Ricardo Silva foi candidato do PDT à prefeitura de Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1)
A denúncia
A ação ajuizada pela promotoria apontou que Fernandes – então pré-candidato a vereador – utilizou o programa de TV local “Realidade das Ruas” para se promover e divulgar atos do então pré-candidato a prefeito Ricardo Silva.

Além disso, Fernandes era repórter no programa “Rota da Verdade”, apresentado por Silva em rádio AM no município, e ambos utilizavam o espaço – de segunda a sábado, em duas edições diárias – para promover os feitos do ex-vereador pedetista, segundo a denúncia.

O MPE cita na denúncia ao menos seis participações de Silva no programa de Fernandes entre dezembro de 2015 e maio do ano passado. Em uma delas, o jornalista lê uma mensagem enviada por um telespectador e arremata: “o povo tá querendo o Ricardo para prefeito, hein”.

A promotoria também destacou que, em 2 de junho de 2016, Fernandes realizou uma espécie de "pesquisa eleitoral” durante o programa de televisão para saber a opinião pública sobre o futuro prefeito de Ribeirão. Silva aparecia com mais de 90% das intenções de voto.

Ainda segundo o MPE, Fernandes tinha por costume ler “perguntas de supostos telespectadores cujos nomes não foram citados de maneira que pudessem identificá-los”, permitindo ao então candidato a prefeito criticar o governo e discursar sobre soluções para os problemas.

Por fim, a Promotoria ressaltou que Fernandes ainda distribuía brindes aos telespectadores em período pré-eleitoral e que as cores da vinheta do programa – vermelho, azul e branco – são as mesmas do partido ao qual é filiado e se elegeu, o PDT.

Em decisão de 1ª instância expedida em 2017, o juiz eleitoral Francisco Câmara Marques Pereira entendeu que houve abuso de poder político e determinou a cassação do diploma de Lincoln Fernandes (PDT), hoje vereador, e ordenou que ele ficasse inelegível por oito anos. Pelo mesmo crime, o ex-vereador Ricardo Silva também tinha sido condenado a ficar inelegível por oito anos.

A sentença foi alvo de um recurso especial, agora acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/tre-absolve-politicos-acusados-de-abuso-nas-eleicoes-2016-em-ribeirao-preto.ghtml

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 23 de outubro de 2018

TSE decidirá se é preciso provar participação em fraude a cota feminina

Por Fernando Martines Os vereadores cassados de Sombrio (SC) por fraude na cota de gênero poderão aguardar no cargo decisão do […]
Ler mais...
qui, 28 de janeiro de 2016

Agnelo e Filippelli são considerados inelegíveis por 8 anos

O ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) e o vice dele, Tadeu Filippelli (PMDB), foram considerados inelegíveis por oito anos pelo […]
Ler mais...
qui, 15 de outubro de 2015

Inscrições abertas para debate sobre minirreforma eleitoral no projeto Terceiro Turno

Estão abertas as inscrições para participar da edição de outubro do Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, projeto da Escola […]
Ler mais...
qua, 31 de outubro de 2018

Sem teoria da conspiração: é impossível fraudar urnas eletrônicas

Por Frederico Mendes Junior, Jayme Martins de Oliveira Neto e Sergio Bernardinetti Há uma verdade evidente que muitos relutam em aceitar: o sistema de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram