Notícias

TRE-DF determina suspensão de propaganda eleitoral do PT com críticas a Rollemberg

segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Em decisão liminar, proferida em representação apresentada pelo PSB/DF, a Corregedora e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargadora Carmelita Brasil, determinou a suspensão imediata da veiculação das propagandas eleitorais do Partido dos Trabalhadores que iriam ao ar hoje e nos dias 12, 16, 18, 20, 25, 27 e 30 de outubro.

Segunda a Desembargadora, o PSB alega que o PT exibiu na programação das emissoras de rádio e televisão, em um total de cinco inserções de 30 segundos cada, três filmes nos quais seriam divulgadas informações inverídicas acerca da atuação do atual governador do Distrito Federal.

Em uma delas, o PT estaria “atrelando as supostas ilicitudes praticadas pelo atual Presidente da República ao Governador Rodrigo Rollemberg”, com o propósito de atacar a honra do governador e criar um “fato político falso de dimensões incalculáveis”.

Na segunda propaganda, apresentada no processo pelo PSB, atores falam que o governador não cumpre a lei com relação ao servidor público, por não respeitar os direitos dos servidores, ameaçar parcelar salários, e pretender acabar com a aposentadoria. Ao dizer que o governador não cumpre a lei, o PT estaria transmitindo uma mensagem equivocada ao cidadão comum, segundo o PSB, no sentido de ele estar praticando “um ato atentatório contra a própria Democracia”.

Quanto ao terceiro filmete, as críticas dizem respeito à questão do atendimento médico.

Em sua decisão, a Desembargadora aponta o art. 45 da Lei nº 9.096/95, que estabelece como objetivos da propaganda partidária gratuita a difusão dos programas partidários; a transmissão de mensagens aos filiados; a divulgação da posição do partido em relação a temas político-comunitários; a promoção e a difusão da participação feminina.

Segundo a Desembargadora, “as propagandas veiculadas contém increpações injuriosas ao Governador. Primeiramente tenta-se ligar o Governador aos fatos criminosos dos quais o Presidente da República tem sido acusado nesses últimos meses. Depois, por qualificar o Governador como incompetente e descumpridos da lei. Por fim, ao dizer que a saúde está em situação de total abandono, ao praticamente imputar ao Governador a prática de atos de prevaricação”. Mais adiante, ela continua, “essas fortes críticas foge ao objetivo da propaganda partidária, notadamente se com elas não há qualquer exposição acerca das propostas do representado (PT) sobre os temas político-comunitários apresentados”.

Assim, ele determinou a suspensão imediata das inserções, podendo o PT substituir as propagandas por outras que observem o previsto no mencionado art. 45, incisos I a IV da lei nº 9.096/95. O partido tem o prazo de 5 dias para apresentar a sua defesa.

 

Fonte: TRE-DF

https://www.tre-df.jus.br

Acesso em 16/10/2017

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 10 de abril de 2017

Por falta de provas, TSE reverte cassação de deputado do Rio Grande do Sul

Por falta de provas, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral reverteu, na sessão desta quarta-feira (5/4), a cassação do deputado […]
Ler mais...
qui, 05 de março de 2020

Desaprovada prestação de contas do PRP relativa ao exercício financeiro de 2014

Fonte: TSE Na sessão jurisdicional desta terça-feira (3), por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou a prestação […]
Ler mais...
ter, 24 de outubro de 2017

IV Encontro Nacional dos Juristas de Tribunais Eleitorais

Período do evento: 09/11/2017 - 10/11/2017 Local do Evento Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Endereço Rua João Parolin, […]
Ler mais...
sex, 19 de agosto de 2016

Juízes eleitorais têm até hoje (19) para definir ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito

Começa no dia 26 de agosto, o período do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão com foco nas […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram