Eventos

Eleições 2018- Cenários e Perspectivas- EJE/ TRE- RS

segunda-feira, 02 de outubro de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

JUSTIÇA ELEITORAL E SERVIÇO AO PÚBLICO.

A missão da Justiça Eleitoral gaúcha é a de garantir a legitimidade do processo eleitoral. Parte desta missão demanda conhecimento dos eleitores e dos jurisdicionados quanto às regras do jogo eleitoral. O serviço prestado ao público, portanto, será tanto melhor quanto mais preparados estejam partidos políticos, gestores públicos, potenciais candidatos, jornalistas, magistrados, promotores de justiça e toda a sociedade.

Neste contexto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), deseja atuar de forma preventiva e orientadora das ações dos sujeitos políticos e das instâncias jurisdicionais e administrativas que atuam nas eleições.

Outubro marca um ano de precedência ao pleito. Tempo, portanto, de vislumbrar os cenários e as perspectivas das próximas eleições gerais.

ELEIÇÕES 2018: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS.

A realização de justiça acontece em um cenário concreto, submetido a influências diversas. Em alguma medida, impactam o processo democrático questões de natureza jurídica, aspectos do modelo econômico vigente, o quadro político e mesmo a realidade internacional.

A eleição, assim, é sempre um fenômeno complexo, percebamos ou não.

O atual cenário político brasileiro é de instabilidade, envolvendo inclusive tensão entre os Poderes da República. O que mudará? Quais as novas regras oriundas das reformas política e eleitoral ? No que elas interferirão na prática política e eleitoral brasileira ?

Atuar, em qualquer condição, no próximo pleito, impõe que se examinem desde já os cenários e as perspectivas que se avizinham.

Daí a promoção do evento “Eleições 2018: cenários e perspectivas”.

O EVENTO.

Compreende a realização de um simpósio e de um painel.

I – Simpósio

A programação, sujeita a alterações, será baseada na análise dos quatro grandes cenários das Eleições 2018: jurídico, político, internacional e econômico.

A palestra de abertura será realizada pelo Ministro do TSE e do STJ Herman Benjamin.

O Ministro alcançou maior visibilidade pública porquanto foi o relator da ação que julgou representação contra a chapa Dilma-Temer que concorreu e venceu a última eleição presidencial. É jurista de renome internacional e desenvolverá, em sua fala, o próprio tema do evento “Eleições 2018: cenários e perspectivas”.

O cenário jurídico será desenvolvido pelo Prof. Dr. Carlos Bastide Horbach, professor de Direito da Universidade de São Paulo e, igualmente, ministro do Tribunal Superior Eleitoral. O palestrante tem longa e intensa vivência nos Tribunais superiores de Brasília.

O cenário internacional será objeto da análise pelo Prof. Dr. Domingo Soares Farinho, da Universidade de Lisboa. Além da atividade como advogado, o expositor integrou o Conselho Nacional Eleitoral de Portugal, órgão similar ao Tribunal Superior Eleitoral brasileiro. Os resultados dos recentes pleitos em Portugal e na Alemanha também serão examinados.

O cenário político será destrinchado pelo Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o ex-prefeito Paulo Ziulkoski.

A palestra de encerramento – com o tema – Brasil 2018: perspectivas e cenários – será desenvolvida pelo Jornalista Alexandre Garcia, da Editoria de Política da Rede Globo de Televisão.

II - Painel

O Painel visa, especificamente, a atender demanda por informação e orientação por parte de administradores públicos, gestores, partidos políticos, advogados públicos e privados, candidatos em potencial, contadores, jornalistas, assessores políticos e eleitores. É a parte mais prática do evento.

Após breve exposição sobre os resultados da chamada Reforma Eleitoral e seu impacto no próximo pleito, questões práticas quanto à filiação partidária, registro de candidaturas, contas eleitorais e partidárias, entre outros temas serão apresentados e, depois, atendidas dúvidas dos presentes.

Será apresentado, ainda, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) como canal de atendimento de solicitações e dúvidas.

Apoio institucional

A Justiça Eleitoral é a justiça da democracia. E atua fortemente na formação da cidadania política.

Daí a importância dos termos de cooperação firmados pelo TRE-RS nos últimos meses. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Federação das Associações dos Municípios (FAMURS), a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT 4) são algumas das entidades de Estado e da sociedade civil em integração com a Justiça Eleitoral e em ações conjuntas com a Escola Judiciária Eleitoral.

De forma especial, neste evento, a FAMURS, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Unisinos apoiam a sua realização e divulgação.

Apoio da imprensa

O TRE-RS reconhece o preponderante papel da imprensa gaúcha na promoção da democracia e da cidadania. E estimula que os veículos de comunicação façam ampla cobertura do evento e tenham acesso, por meio de entrevistas coletivas, aos palestrantes.

Ao mesmo tempo, nesta mesma oportunidade, será lançado o I Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Maiores informações e credenciamento prévio podem ser obtidos junto à Assessoria de Comunicação do TRE-RS: [email protected]

LOCAL E DATA

Auditório do Foro Central – Prédio II (novo)

Rua Manoelito de Ornelas, 50 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS

20 de outubro de 2017

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 10 de setembro de 2018

IV Fórum de Direito Eleitoral

O Conselho Federal da OAB, por sua Comissão Especial de Direito Eleitoral, tem a honra de promover no dia 12 […]
Ler mais...
sex, 28 de março de 2014

Inscrições abertas para o 3ª evento do Ciclo de Palestras

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras "Temas Fundamentais de Direito Eleitoral e Ciência Política", a Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco […]
Ler mais...
sex, 21 de agosto de 2020

I Colóquio de Direito Eleitoral do Alto do Sertão da Paraíba

Nesta sexta-feira, 21/08, será realizado o I Colóquio de direito eleitoral do alto sertão da Paraíba - Eleições 2020.⠀ O […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram