Notícias

TRE-RO absolve prefeito e vice em ação que os acusavam por compra de votos

quinta-feira, 06 de julho de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) absolveu o atual prefeito de Monte Negro (RO), Evandro Marques (DEM), de 40 anos, e a vice-prefeita Micele Albano (SD), de 35 anos, da acusação de compra de votos nas eleições municipais de 2016.

A decisão foi proferida em primeira instância pela 25ª Zona Eleitoral de Ariquemes (RO) e ainda cabe recurso por parte do Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MPE-RO).

Conforme o TRE-RO, o processo foi instaurado após o MPE ajuizar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em que denunciavam Evandro e Micele por captação ilícita de sufrágio ao oferecerem bens e prometerem empregos na administração pública do município a um determinado número de eleitores nas Eleições 2016.

Segundo o MPE, algumas das testemunhas apresentaram em juízo versões diferentes em primeiro momento, durante a produção dos documentos e, que na visão do órgão, os eleitores estavam temendo sofrer represálias.

Entretanto, para a juíza da 25ª Zona Eleitoral, Márcia Cristina Rodrigues, as provas apresentadas pelo MPE no processo não eram suficientes para comprovar o envolvimento de Evandro e Micela no procedimento da compra de voto.

Na decisão, a juíza destacou que por haver dúvidas e interesses eleitorais diante do processo, não era possível ir contra a decisão da maioria dos eleitores do município, que escolheram Evandro como o representante do município. A magistrada julgou improcedente a ação por entender que não havia provas suficientes de que os acusados realizaram a compra de votos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Evandro Marques foi eleito como chefe do executivo municipal com 40,68% dos votos válidos, ao receber 3.115 votos. A decisão proferida pelo Fórum Eleitoral da 25ª Zona Eleitora é em primeiro grau e o MPE pode recorrer ao TRE-RO.

Leia em:

G1

g1.globo.com

Categoria(s): 
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 10 de abril de 2017

Prefeito cassado terá de ressarcir União por gastos com novas eleições

Como sua cassação pela Justiça Eleitoral foi a única razão de terem sido feitas novas eleições na cidade, o ex-prefeito […]
Ler mais...
seg, 25 de junho de 2018

Proprietário pode ter bem penhorado para condomínio pagar dívida a terceiro, diz STJ

Quando o condomínio deixa de pagar valor devido a terceiro, a natureza da obrigação propter rem das dívidas condominiais pode justificar o […]
Ler mais...
qui, 21 de fevereiro de 2019

Bittar propõe o fim do financiamento público de campanha eleitoral

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) anunciou nesta terça-feira (19) em Plenário que apresentou um projeto para acabar com o financiamento […]
Ler mais...
ter, 23 de junho de 2015

Prefeitos de 39 cidades mineiras respondem a processos na Justiça Eleitoral

A pouco mais de um ano para as eleições municipais de outubro de 2016, os moradores de 39 cidades mineiras […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram