Notícias

Prefeita e vice de João Monlevade são cassados pela Justiça Eleitoral

quinta-feira, 22 de junho de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho (PSDB), e seu vice, Fabricio Lopes (PMDB), foram cassados pela Justiça Eleitoral em primeira instância. A sentença, assinada pelo magistrado Rodrigo Braga Ramos, foi publicada nesta segunda-feira, 19 de junho, e considerou plausível ação movida pelo Ministério Público. Segundo a denúncia, a chapa vencedora nas eleições foi beneficiada em matérias e artigos assinados publicados por um jornal local, configurando abuso de meio de comunicação durante as eleições.

O juiz determinou ainda novas eleições no município, e a inelegibilidade de Simone, Fabrício e do proprietário, diretor e editor chefe do jornal O Celeste, Gilson Elói, por oito anos.

A juíza e o vice vão recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e continuam no cargo. Segundo o Jornal A Notícia, que citou uma das advogadas de Simone e Fabrício, Érica Verli, a chefe do Executivo está tranquila e continua trabalhando normalmente. A profissional também adiantou que os condenados vão recorrer até a última instância. “Enquanto não tiver transitado e julgado, a prefeita continua exercendo seu trabalho normalmente. Estamos falando de uma ação de soberania de votos. Não se pode tirar uma prefeita eleita do cargo após uma decisão de primeira instância”, disse ao A Notícia.

O caso

O Ministério Público Eleitoral (MPE) fez uma representação contra a chapa eleita pela coligação “A Força do Povo” e contra o proprietário e editor do jornal O Celeste, Gilson Sérgio Elói. Segundo a denúncia, matérias e artigos assinados do jornal criticavam duramente o então candidato a prefeito Railton Franklin (PDT) e o teriam prejudicado nas eleições. O juiz se embasa, entre outros argumentos, na diferença de apenas 126 votos que levaram Simone à vitória.

Devido ao fato, o juiz eleitoral Rodrigo Barros Braga acatou denúncia do Ministério Público (MP) e expediu liminar cassando os registros de candidaturas de Simone e Fabrício, em dezembro do ano passado. A decisão dele, que poderia impedir a diplomação dos eleitos, foi expedida dois dias antes da solenidade. Porém, a defesa conseguiu mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que garantiu a diplomação e a posse, que ocorreu em 1º de janeiro.

No dia 31 de maio, a prefeita e o vice-prefeito compareceram à audiência de instrução e julgamento da AIJE, mas foram liberados pelo juiz Rodrigo Braga Ramos no Fórum Milton Campos. Os dois evitaram os jornalistas e não quiseram comentar o caso.

Também ao Jornal A Notícia, o vice Fabrício Lopes disse que teve acesso da decisão publicada na tarde de segunda-feira e que está tranquilo. “Discordamos, mas respeitamos a decisão do juiz eleitoral da comarca. Nós estamos tranquilos e vamos recorrer no cargo, e vamos continuar com determinação e trabalhando para João Monlevade”, afirmou.

Leia a matéria completa em :

DE FATO ON LINE

A_ Blocos 3 Home

 

Acesso em 22/06/2017

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 11 de abril de 2014

Corte do TRE decide pela cassação do prefeito e vice de Itaitinga

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na sessão desta segunda-feira, 7/4, sob a presidência do desembargador Antônio Abelardo […]
Ler mais...
qua, 29 de maio de 2013

TSE divulga dados de que 97% dos recursos referentes às Eleições de 2012 já foram julgados

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, tem trabalhado com o objetivo de “limpar a pauta” de […]
Ler mais...
qua, 01 de agosto de 2018

STF realiza audiência pública sobre descriminalização do aborto nos dias 3 e 6 de agosto

Nos dias 3 e 6 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) promove audiência […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

OAB-DF pede para Justiça Eleitoral parar intimações por WhatsApp

Por Fernanda Valente A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal pediu, nesta segunda-feira (23/7), para que o Tribunal Regional […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram