Notícias

Termina hoje, 02/06, o prazo para requerer inclusão em lista especial de filiados dos partidos políticos

quinta-feira, 02 de junho de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

As agremiações partidárias devem remeter aos juízes eleitorais para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, a relação dos nomes de todos os seus filiados na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano.

Ocorre que por, desídia, má-fé, ou mero descuido, alguns partidos políticos não incluem o nome de filiado pré-candidato na última lista encaminhada ao Poder Judiciário.

Assim, o próprio partido político pode corrigir o equívoco cometido e remeter a lista especial, incluindo o nome do filiado prejudicado, à Justiça Eleitoral.

Essa correção é indispensável para que os filiados não tenham problemas no seu registro de candidatura nas eleições de 2016, tendo em vista que é necessário que os interessados tenham ao menos 6 (seis) meses de filiação partidária para se habilitarem para disputar um cargo eletivo.

Os filiados prejudicados também podem provocar a Justiça Eleitoral, alegando a omissão do partido político por não incluir o seu nome na relação regular encaminhada ao Poder Judiciário, nos termos do artigo 19, § 2º, da Lei nº 9.096/95, sendo necessário fazer prova de sua filiação tempestiva por meio de atas partidárias, fotos, testemunhas, certidões da Justiça Eleitoral, ou qualquer outro meio idôneo.

O prazo para o envio da lista especial pelo partido político de forma voluntária, bem como para a formulação do requerimento do filiado diretamente à Justiça Eleitoral termina hoje, 2 de junho de 2016.

Apesar do referido prazo não constar do Calendário Eleitoral, a regra foi estabelecida pela Corregedoria Geral Eleitoral através do Provimento n. 9/2016-CGE.

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 09 de fevereiro de 2017

TRE-MT é informado sobre indeferimento de registro de candidato a prefeito de Alto Taquari (MT)

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, no exercício da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a comunicação ao Tribunal […]
Ler mais...
sex, 07 de agosto de 2015

Avança tramitação de propostas de emendas à Constituição da Reforma Política e do Pacto Federativo

Avançou nesta quarta-feira (5) a tramitação de duas propostas de emenda à Constituição (PECs), uma referente à reforma política e […]
Ler mais...
qui, 30 de julho de 2020

Presidente do TSE determina liberação da versão atualizada do aplicativo Pardal para as Eleições 2020

Fonte: TSE O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, acolheu as sugestões apresentadas no relatório elaborado […]
Ler mais...
qua, 29 de agosto de 2018

Inquérito sobre caixa dois de José Serra vai para Justiça Eleitoral

A 2ª turma do STF decidiu nesta terça-feira, 28, enviar para o TRE/SP inquérito que apura o pagamento de caixa […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram