Notícias

Justiça eleitoral condena grupo por quebrar urnas eletrônicas na Bahia

sexta-feira, 18 de março de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A Justiça Eleitoral na Bahia publicou, nesta quarta-feira (16), sentença que condenou 14 pessoas acusadas de depredar e quebrar urnas eletrônicas na cidade de Antas, a cerca de 340 quilômetros de Salvador. Da decisão ainda cabe recurso.

Em nota, o juiz José Brandão Netto, responsável pela decisão, informou que durante as eleições municipais de 2004, o grupo se reuniu e invadiu cinco seções eleitorais do município de Antas. Ainda de acordo com o juiz, os grupos foram formados com o objetivo de tumultuar o processo eleitoral, "atentando contra o livre exercício do voto e da democracia".

Conforme a denúncia do Ministério Público Eleitoral em novembro de 2005, os envolvidos pertenciam ao grupo político que ao notar a possível derrota do candidato às eleições majoritárias que apoiavam, dividiram-se e atacaram as seções eleitorais.

Após o trâmite regular do processo, o primeiro juiz que acompanhou o caso condenou todos os envolvidos em 2013, mas as defesas recorreram e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) anulou o processo. Contudo, um novo magistrado da comarca, o juiz José Brandão, proferiu nova decisão nesta semana, condenando novamente os 14 acusados.

Os dois líderes das invasões às seções eleitorais, um deles, vereador na cidade na época, foram condenados a quatro anos e seis meses de prisão e os demais a 4 anos de reclusão. Não há detalhes se todos os condenados estão presos e os locais para onde foram encaminhados.

Acesso em: 18/03/2016
Leia notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 01 de fevereiro de 2019

Espólio deve ser usado para quitar dívida de empréstimo consignado

A morte de consignante não extingue dívida por ele contraída, devendo o pagamento ser feito por seu espólio ou, se […]
Ler mais...
qui, 04 de maio de 2017

TRE/PR absolve prefeito e vice de Palmas em processo de propaganda irregular

O prefeito de Palmas, sul do Paraná Dr. Kosmos (PEN), seu vice, César Pacheco Batista(PSC) e a Coligação Rumo Ao […]
Ler mais...
seg, 03 de setembro de 2018

Retificação de doação acima do limite legal pode ser feita até antes do ajuizamento da representação

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixaram uma nova tese em relação ao prazo para retificação da Declaração de […]
Ler mais...
sex, 21 de maio de 2021

Por Ezikelly Barros: Quem deve julgar as ações contra os atos intrapartidários?

Fonte: Jota Atualmente, na doutrina e na jurisprudência, muito se discute acerca de qual órgão do Poder Judiciário é o […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram