Notícias

Com prefeito cassado, cidade de MT deve ter novas eleições em até 40 dias

segunda-feira, 29 de junho de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O município de Nova Ubiratã, localizado a 506 km de Cuiabá, deverá ter novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito em até 40 dias. A determinação partiu na última quinta-feira (25) da juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 43ª Zona Eleitoral, por conta da cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito. A reportagem procurou o prefeito Valdenir José dos Santos (PMDB) para comentar a decisão judicial, mas ele não atendeu aos telefonemas.

De acordo com a decisão da juíza eleitoral, as novas eleições serão indiretas - ou seja, quem votará para a escolha de um novo prefeito e de um novo vice-prefeito serão os vereadores da Câmara Municipal de Nova Ubiratã. Além disso, a juíza determinou que o prefeito Valdenir José dos Santos e o vice-prefeito Ademair Vani (PDT) sejam imediatamente retirados dos cargos, atribuindo provisoriamente ao presidente da Câmara o cargo de chefe do Poder Executivo municipal.

A decisão da juíza da 43ª Zona Eleitoral determina que seja cumprido acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, proferido em dezembro de 2013 desfavorável ao prefeito e ao vice-prefeito em processo sobre abuso de poder econômico e utilização indevida de veículos de comunicação social durante a campanha de 2012 pela Prefeitura.

Após a decisão do Pleno do TRE Valdenir recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, mas não obteve sucesso. Em maio, o ministro relator do caso no TSE negou o seguimento do agravo de instrumento.

Logo, ao esgotar as instâncias possíveis para julgamento do caso, o processo retornou para Mato Grosso e a juíza da 43ª Zona Eleitoral determinou que o acórdão de 2013 seja finalmente cumprido.

De acordo com a decisão, as novas eleições a serem realizadas deverão ser indiretas porque a vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito ocorreu nos dois últimos anos do mandato, situação prevista na legislação eleitoral. Nestes casos, cabe ao Poder Legislativo providenciar a realização da votação indireta.

Em março deste ano o prefeito chegou a comentar o caso de sua cassação por meio de um vídeo publicado na página oficial da Prefeitura. Na oportunidade, Valdenir se dirigiu aos cidadãos do município (cuja população é de 10,5 mil habitantes, segundo o censo de 2014) pedindo que ficassem tranquilos e que não dessem ouvidos aos “boatos” e às “fofocas” de que ele seria cassado.

Segundo alegou o prefeito no vídeo, sua candidatura “teve alguns questionamentos no TRE”, mas tal situação não mudaria nada na administração do município. Ele ainda classificou o processo judicial como um “percalço” causado por seus adversários, os quais “não aceitaram a derrota”.

 

Acesso em: 29/06/2015
Leia notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com/

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 01 de agosto de 2014

TRE/AP multa Sinsepeap em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada negativa

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em Sessão realizada nesta quarta-feira (30), multou o Sindicato dos Servidores Públicos em […]
Ler mais...
ter, 07 de junho de 2016

Justiça proíbe prefeitura do Rio de distribuir ingressos olímpicos

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro suspendeu nesta segunda-feira a distribuição de ingressos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciada […]
Ler mais...
seg, 18 de junho de 2018

Lançamento do Livro: "Tópicos Avançados de Direito Processual Eleitoral: de acordo com a Lei nº 13.165/15 e com o Novo Código de Processo Civil"

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luiz Fux, e os organizadores MInistro Tarciso Vieira de Carvalho Neto, Daniel Castro […]
Ler mais...
sex, 29 de novembro de 2013

TSE restabelece multa contra deputado estadual por São Paulo por propaganda irregular na internet

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restabeleceram, na sessão desta quinta-feira (28), multa aplicada ao deputado estadual por São […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram