Notícias

Presidente Tancredo Neves/BA e Crissiumal/RS elegeram novos prefeitos

segunda-feira, 15 de junho de 2015
Por Gabriela Rollemberg Advocacia

Neste domingo (14), foram realizadas novas eleições para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos em Presidente Tancredo Neves (BA) e Crissiumal (RS). De acordo com a legislação eleitoral, o novo pleito deve ocorrer quando o prefeito eleito com mais de 50% dos votos válidos tem seu registro de candidatura indeferido ou seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve marcar novas eleições.

No município baiano de Presidente Tancredo Neves, o novo pleito teve de ser realizado em virtude da cassação, pelo TRE da Bahia, dos diplomas do prefeito, Moacy Pereira dos Santos (PDT), e do vice, Moacir de Jesus Félix (PSC), por abuso de poder econômico. A decisão da corte regional foi mantida pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2 de junho passado.

Já em Crissiumal (RS), as novas eleições ocorreram devido à manutenção da cassação dos mandatos do prefeito, Walter Luiz Heck (PSB), e do vice, Ivano Adelar Gress Zorzo (PP), pelo TSE, na sessão plenária de 3 de fevereiro último. Eles foram cassados pelo TRE do Rio Grande do Sul por oferecerem dinheiro e cargos públicos a candidatos a vereador pela coligação adversária para que desistissem de concorrer ao pleito e os apoiassem.

Confira os resultados:

Com 52,02 % dos votos válidos, o candidato Valdemir de Jesus Mota, da coligação “União e Trabalho (PT/PV)”, venceu a nova eleição para o cargo de prefeito de Presidente Tancredo Neves (BA), localizada a 260 quilômetros de Salvador. O candidato recebeu 7.109 votos. Já o segundo colocado, Carlito de Jesus Sacerdote, da coligação “Somos Mais por Tancredo (PSDB/PMN)”, recebeu 5.580 votos (47,98%). Às 18h32, pouco mais de uma hora e meia após o encerramento das seções, o Cartório da 31ª Zona Eleitoral (Valença) divulgou o resultado oficial do pleito. Dos 13.659 votos apurados, 12.689 foram válidos. Os votos em branco somaram 2,75% e os nulos, 4,75%. No decorrer do dia apenas quatro urnas apresentaram algum defeito, mas foram substituídas.

Em Crissiumal (RS), os eleitores elegeram como novo prefeito o candidato do PMDB, Beto Bergmann, que recebeu 4.738 votos (54,12%). O candidato derrotado Carlor Grün (PT) obteve 4.017 votos (42,60%). Houve 305 votos em branco e 370 nulos.

Próximas eleições

Estão previstas novas eleições em julho (dia 5) nos municípios de Luís Gomes (RN) e Carnaubais (RN). Além das duas realizadas neste domingo (14), já foram realizadas, neste ano, novas eleições em nove municípios: Santa Maria do Pará (PA), Igarapé-Miri (PA), Cambira (PR), Bituruna (PR), Natividade (RJ), Pedra Grande (RN), Almirante Tamandaré do Sul (RS), Itápolis (SP) e Paulo de Faria (SP).

 

Acesso em: 15/06/2015
Leia notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 11 de setembro de 2017

TRE-RS cassa mandato da prefeita de Ivoti por esquema para furar fila do SUS

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou, na tarde desta quarta-feira (6), a cassação do mandato […]
Ler mais...
seg, 29 de junho de 2015

PEC que veda exercício da advocacia por ministros do TSE é apresentada

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 70/2015), que proíbe ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de exercerem a advocacia durante […]
Ler mais...
sex, 10 de março de 2017

Aije 194358: TSE realiza três novas oitivas e promove acareação entre quatro testemunhas nesta sexta (10)

Nesta sexta-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar três novas oitivas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) […]
Ler mais...
qua, 28 de março de 2018

Prefeita e vice de Pirapora são cassados pela Justiça Eleitoral

A prefeita e o vice de Pirapora,  no Norte de Minas, foram cassados pela Justiça Eleitoral por uso indevido dos […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram