Notícias

Presidente Tancredo Neves/BA e Crissiumal/RS elegeram novos prefeitos

segunda-feira, 15 de junho de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Neste domingo (14), foram realizadas novas eleições para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos em Presidente Tancredo Neves (BA) e Crissiumal (RS). De acordo com a legislação eleitoral, o novo pleito deve ocorrer quando o prefeito eleito com mais de 50% dos votos válidos tem seu registro de candidatura indeferido ou seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve marcar novas eleições.

No município baiano de Presidente Tancredo Neves, o novo pleito teve de ser realizado em virtude da cassação, pelo TRE da Bahia, dos diplomas do prefeito, Moacy Pereira dos Santos (PDT), e do vice, Moacir de Jesus Félix (PSC), por abuso de poder econômico. A decisão da corte regional foi mantida pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2 de junho passado.

Já em Crissiumal (RS), as novas eleições ocorreram devido à manutenção da cassação dos mandatos do prefeito, Walter Luiz Heck (PSB), e do vice, Ivano Adelar Gress Zorzo (PP), pelo TSE, na sessão plenária de 3 de fevereiro último. Eles foram cassados pelo TRE do Rio Grande do Sul por oferecerem dinheiro e cargos públicos a candidatos a vereador pela coligação adversária para que desistissem de concorrer ao pleito e os apoiassem.

Confira os resultados:

Com 52,02 % dos votos válidos, o candidato Valdemir de Jesus Mota, da coligação “União e Trabalho (PT/PV)”, venceu a nova eleição para o cargo de prefeito de Presidente Tancredo Neves (BA), localizada a 260 quilômetros de Salvador. O candidato recebeu 7.109 votos. Já o segundo colocado, Carlito de Jesus Sacerdote, da coligação “Somos Mais por Tancredo (PSDB/PMN)”, recebeu 5.580 votos (47,98%). Às 18h32, pouco mais de uma hora e meia após o encerramento das seções, o Cartório da 31ª Zona Eleitoral (Valença) divulgou o resultado oficial do pleito. Dos 13.659 votos apurados, 12.689 foram válidos. Os votos em branco somaram 2,75% e os nulos, 4,75%. No decorrer do dia apenas quatro urnas apresentaram algum defeito, mas foram substituídas.

Em Crissiumal (RS), os eleitores elegeram como novo prefeito o candidato do PMDB, Beto Bergmann, que recebeu 4.738 votos (54,12%). O candidato derrotado Carlor Grün (PT) obteve 4.017 votos (42,60%). Houve 305 votos em branco e 370 nulos.

Próximas eleições

Estão previstas novas eleições em julho (dia 5) nos municípios de Luís Gomes (RN) e Carnaubais (RN). Além das duas realizadas neste domingo (14), já foram realizadas, neste ano, novas eleições em nove municípios: Santa Maria do Pará (PA), Igarapé-Miri (PA), Cambira (PR), Bituruna (PR), Natividade (RJ), Pedra Grande (RN), Almirante Tamandaré do Sul (RS), Itápolis (SP) e Paulo de Faria (SP).

 

Acesso em: 15/06/2015
Leia notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 24 de outubro de 2017

Rosa Weber suspende portaria que muda regras de combate ao trabalho escravo

ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu em decisão liminar (provisória) a portaria do Ministério do Trabalho que […]
Ler mais...
sex, 14 de julho de 2017

Atos dos TSE que extinguem zonas eleitorais são questionados no STF

A Associação dos Magistrados Brasileiros questionou no Supremo Tribunal Federal atos do Tribunal Superior Eleitoral que alteram os requisitos de […]
Ler mais...
qua, 04 de dezembro de 2013

OAB Nacional defende manutenção das petições em papel junto com PJe

“Não podemos aceitar que a defesa da sociedade corra o risco de não ser realizada em razão da falta de […]
Ler mais...
qua, 21 de novembro de 2018

Concurseiro pode tomar posse se autorização judicial foi unânime, decide TRF-1

Mesmo sem o trânsito em julgado de uma ação, um candidato de concurso a cargo público pode ser nomeado caso […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram