Notícias

TSE devolve mandatos do prefeito e vice de Mirante do Paranapanema (SP)

sexta-feira, 23 de maio de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Arquivo TSE

Foto: Arquivo TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, na sessão desta noite (22/05), restaurar os mandatos dos candidatos eleitos a prefeito e vice-prefeito de Mirante do Paranapanema, em São Paulo, Carlos Alberto Vieira e Edmilson Aquino, respectivamente.

A decisão reforma a conclusão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) que entendeu que os dois candidatos teriam distribuído grande quantidade de combustível a centenas de eleitores em troca de apoio político durante carreata, configurando abuso de poder econômico.

O relator, ministro Dias Toffoli, concluiu pelo desacerto da decisão regional, tomando por base laudo pericial do Instituto de Criminalística de São Paulo. O laudo, disse o ministro,  concluiu que a maioria dos veículos abasteceu praticamente a mesma quantidade de combustível, que o abastecimento foi em torno de 10 litros por cada carro e cinco litros por motocicleta e, por fim, que a venda do dia 19 de agosto de 2012, dia da carreata, foi 83,54% superior em relação ao dia 12 de agosto de 2012, domingo anterior ao evento, único fato que levou à cassação dos mandatos.

De acordo com o relator, ainda que tenha havido uma venda maior de combustível no dia 19 de agosto, “esse fato, por si só, não é apto para caracterizar abuso do poder econômico”, pois demonstra apenas que a carreata levou mais gente àquele posto de gasolina.

No entendimento do ministro, não houve gravidade na conduta, “porque a distribuição do combustível foi vinculada a uma única carreata, ocorrida mais de um mês antes do pleito. O fato não possui gravidade suficiente para caracterizar o alegado abuso de poder econômico”, concluiu.

Apenas o ministro Henrique Neves divergiu. Sustentou que as regras da propaganda eleitoral são precisas quando dizem que a propaganda em bens particulares devem ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento. “Se a pessoa quer participar da carreta, pode participar de forma gratuita”, concluiu.

Processo relacionado: Respe 17777

 

Acesso em 23/05/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 20 de junho de 2018

Sem atuar na gerência, sócio quotista não responde por dívida tributária

Quando determinado sócio de sociedade por quotas de responsabilidade limitada nunca exerceu função de gerência, não pode ser responsabilizado por dívidas […]
Ler mais...
sáb, 19 de julho de 2014

Propaganda eleitoral na internet: o que pode e o que não pode

Desde o último dia 06 de julho que a propaganda eleitoral está liberada. Mas um assunto que vem deixado grande […]
Ler mais...
ter, 27 de setembro de 2016

Justiça Eleitoral autoriza prefeito de Petrópolis a se candidatar à reeleição

Por Pedro Canário A Justiça Eleitoral em Petrópolis (RJ) autorizou o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo (PSB), a concorrer à reeleição […]
Ler mais...
sáb, 28 de fevereiro de 2015

Gilmar Mendes defende mudança na composição da Justiça Eleitoral

Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, defendeu alterações na composição da Justiça Eleitoral. […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram