Notícias

TRE-ES aprova por justa causa a desfiliação partidária de Glauber, Waguinho Ito e Vanderson do PR/ES

terça-feira, 20 de agosto de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: ASCOM/TRE/ES

Foto: ASCOM/TRE/ES

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo aprovaram, por justa causa, a desfiliação partidária de Vanderson Alonso Leite, Glauber da Silva Coelho e Wagner Fumio Ito do PR do Espírito Santo. A decisão unânime foi aprovada na sessão de hoje à tarde (19/8).

De acordo com ação, os três pediram à Justiça Eleitoral para se desfiliarem do PR/ES alegando atritos com a direção do partido. De acordo com eles, tudo começou no período das eleições de 2012, quando o PR estava reformulando seus quadros por motivos de conflitos internos e que a direção do partido tomou decisões sem a anuência dos três. Como exemplo, citam que o presidente regional lançou, inclusive, a sua candidatura ao governo do Estado para as eleições de 2014, sem que os outros membros do PR fossem ouvidos.

Vanderson, Waguinho e Glauber afirmaram que a situação ficou insustentável e que o próprio PR liberou todos para se filiarem a outro partido. Vanderson Leite, que até então era vice-presidente do diretório regional e também vice-presidente do PR da Serra, afirmou que foi excluído de ambos os cargos.

Já Wagner Ito alega nos autos que foi retirado do diretório municipal de Vitória e Glauber Coelho alegou que foi excluído do diretório regional. O relator da ação, Gustavo Holliday, disse que o PR se manifestou no sentido de não se opor ao pedido de desfiliação partidária formulado pelos requerentes. A Procuradoria Regional Eleitoral também deu parecer favorável à desfiliação por justa causa.

Holliday relatou algumas reportagens publicadas na imprensa que destacavam que os três haviam sido destituídos de suas funções no PR-ES de forma truculenta. O relator concluiu que “isso significa que as alegações dos autores têm presunção de veracidade visto que, efetivamente, não houve qualquer manifestação contrária à saída dos autores da aludida agremiação partidária.”

Por fim, o relator reconheceu a existência de justa causa para a desfiliação de Vanderson, Wagner e Glauber. O voto de Holliday foi acompanhado à unanimidade.

 

Acesso em 20.08.2013

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo
www.tre-es.com.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 27 de setembro de 2013

CCJ do Senado contraria TSE e mantém tamanho das bancadas da Câmara

  A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (25) projeto que mantém os tamanhos das […]
Ler mais...
ter, 29 de novembro de 2022

TJ-SP afasta prazo para novo exame voltado à progressão de regime

Fonte: Conjur Por falta de previsão legal, a 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo afastou […]
Ler mais...
sex, 03 de agosto de 2018

Ação ajuizada após período de estabilidade da gestante não impede indenização a operadora

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu indenização equivalente aos salários do período de estabilidade no emprego que […]
Ler mais...
qui, 21 de fevereiro de 2019

STJ: Participação nos lucros não entra no cálculo da pensão alimentícia

A 3ª turma do STJ decidiu que a participação nos lucros e resultados (PLR) é verba de natureza indenizatória e […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram