Notícias

Procurador-geral defende suspensão de projeto que inibe criação de partidos

sexta-feira, 17 de maio de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
 Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou parecer nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a suspensão do Projeto de Lei 4470/12, que inibe a criação de partidos.

O entendimento converge com a opinião do relator do mandado de segurança no STF, ministro Gilmar Mendes, que interrompeu o andamento da proposta a pedido do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O projeto, que limita o acesso de novas legendas aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, foi aprovado pela Câmara no dia 24 de abril.

Em seu parecer, de 24 páginas, Gurgel declarou que a proposta afeta de forma “crucial” a estrutura política e institucional do País. “É inegável que só o curso do projeto, com as suas peculiaridades reportadas nos autos, por si só, já motiva insegurança no meio político parlamentar impossível de ser eufemizada.”

Na avaliação do procurador-geral da República, o tema fere as cláusulas pétreas e não poderia ser tratado nem sob a forma de proposta de emenda à Constituição. “Permitir que o mesmo assunto possa ser livremente deliberado pelo Congresso Nacional, desde que por meio de projeto de lei, corresponderia a ladear especiosamente o que o constituinte claramente repeliu. Se não se pode o mais –a deliberação de emenda à Constituição –, certamente que uma interpretação íntegra da Carta há de repudiar que se possa o menos – a deliberação por meio de projeto de lei”, destacou.

“Estabelecido que o projeto de lei, no seu conteúdo, não somente hostiliza a Constituição, mas a golpeia em cláusulas pétreas, arguir que a sua deliberação é vedada numa proposta de emenda à Carta, mas que não o é num mero projeto de lei, retrata iniludível figura de fraude à Constituição. E expedientes dessa sorte há muito são desaprovados pelo Supremo Tribunal Federal”, acrescentou.

Liberdade de associação
Para Gurgel, é claro que o projeto fere a liberdade de associação política, porque a existência dos partidos depende diretamente da propaganda no rádio e na TV e dos recursos do fundo partidário. “Não há como negar que os princípios de liberdade de criação, fusão e incorporação de partidos, que dependem do direito de antena e de recursos do fundo partidário, são emanações essenciais do princípio fundamental do pluralismo político”, concluiu.

Na semana passada, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, manifestaram ao ministro Gilmar Mendes preocupação com o que classificaram como “controle prévio” que o STF vem fazendo no processo legislativo, ao interromper a tramitação de projetos.

Já Gilmar Mendes defendeu o uso de mandado de segurança para suspender reformas legislativas em andamento no Congresso Nacional. O ministro dependia do parecer do procurador para levar o processo ao plenário do STF, mas não é obrigado a submeter a decisão aos demais colegas.

 

 

Leia a notícia completa em:

Agência Câmara Notícias

http://www2.camara.leg.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 16 de setembro de 2021

Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

Fonte: STJ A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entendimento segundo […]
Ler mais...
seg, 11 de novembro de 2019

Corregedor determina que WhatsApp informe se números identificados dispararam mensagens em massa em 2018

Fonte: TSE Nesta quinta-feira (7), o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Og Fernandes, determinou à empresa WhatsApp INC que informe […]
Ler mais...
sex, 29 de novembro de 2013

TRE desaprova contas de campanha de vereador por Cuiabá

As contas de campanha referente às Eleições de 2012 do vereador por Cuiabá Orivaldo Júlio Alves, conhecido como Orivaldo da […]
Ler mais...
qua, 25 de julho de 2018

XIII Seminário Internacional Ítalo-Ibero-Brasileiro De Estudos Jurídicos

Início12:00 PM - ago 16 2018 FIM11:00 PM - ago 17 2018 Brasília no Auditório do Superior Tribunal de Justiça. […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram