Notícias

Posse de Castro Meira na vaga de ministro titular do TSE será nesta terça-feira, dia 7/5.

terça-feira, 07 de maio de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Nesta terça-feira (7), o ministro Castro Meira toma posse no cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade será no plenário do Tribunal, a partir das 19h.

Meira ocupará a vaga deixada pela ministra Nancy Andrighi e destinada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde o dia 23 de outubro de 2012, ele atua como ministro substituto do TSE.

Castro Meira tornou-se ministro do STJ no dia 4 de junho de 2003. Ele foi o primeiro ministro indicado e nomeado para aquela Corte pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

José de Castro Meira é baiano de Livramento de Nossa Senhora e completará 70 anos em setembro. O ministro integra a Justiça Federal desde 1976. Em 1989, tornou-se membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5, sediado em Recife-PE), corte que presidiu de 1993 a 1995.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Castro Meira tem mestrado em Direito e pós-graduação em Comércio Exterior.

O ministro do STJ e do TSE começou em 1968 sua carreira no Ministério Público da Bahia, de onde saiu em 1974 para a Procuradoria da Fazenda Nacional.

Como juiz federal, atuou na Bahia e em Sergipe, até ir para Recife ocupar o cargo no TRF. Possui vários trabalhos publicados.

Ministros substitutos

Os ministros João Otávio de Noronha e Humberto Martins, também do STJ, tomarão posse como ministros substitutos do TSE no dia 9, às 18h30, no gabinete da Presidência do Tribunal.

Composição do TSE

Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, a lista tríplice elaborada pela Suprema Corte, na qual estão os três nomes dos advogados. Para cada ministro titular é nomeado, não necessariamente na mesma data, um ministro substituto correspondente.

Leia a notícia completa em:
TSE
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 18 de dezembro de 2015

Condutas presumivelmente vedadas e impossibilidade de condenação

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, por maioria, afirmou que a condenação pela prática de abuso de poder e de […]
Ler mais...
ter, 28 de julho de 2015

Ação contra Pedro Taques é extinta

Uma ação de interpelação protocolada pelo ex-deputado federal Pedro Henry (PP) contra o atual governador Pedro Taques (PDT) foi extinta […]
Ler mais...
qui, 27 de agosto de 2020

TSE promove curso para jornalistas sobre as Eleições 2020 e Direito Eleitoral

Fonte: TSE A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) promove, de 4 a 21 de setembro, curso telepresencial […]
Ler mais...
qui, 11 de março de 2021

Relator considera inconstitucional limitação territorial de sentenças em ação civil pública

Fonte: STF Pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu, nesta quinta-feira (5), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1101937, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram