Notícias

Processo eleitoral contra Saulo Benevides (PMDB-SP) deve ser extinto

quinta-feira, 14 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) se manifestou pelo arquivamento do processo contra o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). O peemedebista responde por abuso de poder econômico no pleito municipal de 2012. O caso aguarda julgamento pela corte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

No entendimento da Procuradoria, a ação é inválida porque a acusação não incluiu a atual vice-prefeita da cidade, Leo da Apraespi (PSC), como acusada. A socialista-cristã entrou na chapa do PMDB no dia 10 de setembro, substituindo sua irmã, Lair da Apraespi (PSC).

A PRE entendeu que Leo precisaria ser incluída no polo passivo da ação, independentemente de ela ter ingressado na chapa após a abertura do processo - fato que ocorreu em 31 de agosto, ou seja, antes da troca.

Em novembro, a Procuradoria entendeu que havia motivos suficientes para cassar o registro de candidatura de Saulo, o que impediria a diplomação do peemedebista e poderia culminar em novas eleições municipais.

Dias após a decisão, Dedé oficializou junto ao TRE o desejo de desistir da ação. A coligação do ex-prefeiturável conseguiu reverter momentaneamente o caso por meio de uma segunda petição, na qual alegou que Dedé havia enganado Eduardo Horm, presidente da coligação, para assinar a retirada. Na época, os partidos aliados publicaram carta aberta aos eleitores chamando o popular-socialista de "traidor."

Diante do imbróglio, a juíza relatora do processo, Clarissa Campos Bernardo, mandou as duas petições para análise da PRE. Não existe prazo para que a magistrada coloque a ação em julgamento plenário.

Saulo não escondeu a confiança em conseguir a vitória no TRE. "Acredito que a justiça está sendo feita. Sempre afirmei que nunca tive culpa no processo. Estou confiante que essa história vai acabar", destacou.

O peemedebista foi acusado de utilizar um jornal da cidade a seu favor durante a eleição. A acusação apresentou fotos e vídeos para tentar comprovar o uso de carros e cabos eleitorais para distribuir a publicação.

UNIÃO

A iniciativa de Dedé em retirar o processo marcou o início da aproximação com Saulo. Ambos se atacaram durante os três meses da campanha. O peemedebista e o popular-socialista mantêm, agora, bom relacionamento.

No começo do mês, Dedé esteve com o chefe do Executivo e o deputado estadual Alex Manente (PPS), que anunciou emendas de R$ 400 mil para melhorias estruturais de Ribeirão.

Nos bastidores comenta-se que Dedé pode integrar o primeiro escalão do governo peemedebista a partir do ano que vem.

 

Leia a notícia completa em:
Diário do Grande ABC
http://www.dgabc.com.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 17 de julho de 2018

Servidor não pode ser demitido após cinco anos de processo administrativo, diz TJ-SC

Processo administrativo disciplinar relativo ao abandono de cargo deve ser concluído dentro do prazo máximo de 60 dias, com base na Lei Complementar estadual 491/10. Esse foi […]
Ler mais...
ter, 14 de agosto de 2018

Lewandowski mantém cassação de governador e vice do Amazonas

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral que confirmou a cassação dos diplomas […]
Ler mais...
qua, 01 de agosto de 2018

Cade aprova compra da divisão de águas da Nestlé Waters pela Indaiá

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na manhã desta quinta-feira (26/07) a compra da Nestlé Waters no Brasil pela […]
Ler mais...
sex, 02 de agosto de 2019

Parlamentar expulso pelo partido não perde mandato

Fonte: Conjur Por Renato Ribeiro de Almeida A votação da reforma da Previdência tem sido marcada por situações de insubordinação por […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram