Notícias

Reforma do Código Eleitoral

quarta-feira, 06 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Presidência do Senado

O anteprojeto de reforma do Código Eleitoral será entregue em 30 de junho conforme informou nesta quarta-feira (20) o presidente da comissão especial de juristas criada para propor mudanças ao texto que data de 1965, ministro Dias Toffoli, em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O colegiado foi criado em 2010 e tem como relator Carlos Velloso, que já foi presidente tanto do Supremo Tribunal Federal (STF) como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Estamos em fase de finalização do relatório. Comprometemo-nos a apresentar até 30 de junho esse relatório. Como houve a mudança na presidência, vim fazer essa visita ao presidente e dar ciência de como está a organização da comissão e dizer a ele, então, da perspectiva de entrega desse projeto – disse Toffoli, que é ministro do STF.

A partir do anteprojeto, será apresentado um projeto de lei a ser discutido e votado no Congresso Nacional. Como a iniciativa é do Senado, a tramitação do projeto será iniciada nessa Casa.

Entre os temas que estão em debate na comissão de juristas, Toffoli citou como exemplos o financiamento de campanhas eleitorais e a prestação de contas pelos candidatos. O ministro afirmou também que um dos objetivos do colegiado é promover maior racionalização dos processos eleitorais por meio de sua unificação.

– Hoje, para um mesmo fato, o candidato pode responder a dois, três, quatro processos ao mesmo tempo. Isso trás uma sobrecarga à justiça e uma irracionalidade por que a pessoa às vezes é absolvida em um procedimento e condenada em outro – explicou.

 

Leia o original desta notícia em:

Agência Senado
http://www12.senado.gov.br
Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 26 de abril de 2019

Confirmada cassação do prefeito de Paraty (RJ) por abuso de poder político

Fonte:  www.tse.jus.br Em decisão unânime, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na sessão desta terça-feira (23), a cassação […]
Ler mais...
ter, 25 de julho de 2017

Presidente da Câmara Municipal de Rebouças é absolvido pelo TRE-PR

O presidente da Câmara Municipal de Rebouças, Ricardo Hirt, foi absolvido, em definitivo, da acusação de compra de votos na […]
Ler mais...
seg, 09 de março de 2015

Norte Fluminense: TRE-RJ mantém multa, mas exclui cassação de vereadora

O TRE-RJ reformou, na sessão plenária desta quarta-feira (4), a decisão que havia cassado a vereadora de São Francisco de […]
Ler mais...
seg, 17 de agosto de 2015

TSE reverte cassação do prefeito e do vice de Santa Fé de Minas

O plenário do TSE reverteu, por unanimidade, na semana passada, a cassação do prefeito de Santa Fé de Minas (Norte […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram