#GRAnaMídia

Congresso Mineiro de Direito Eleitoral

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

OAB/MG sedia Congresso Mineiro de Direito Eleitoral

Teve início, na manhã desta segunda-feira (25/06), o Congresso Mineiro de Direito Eleitoral, que vem sendo realizado na sede da seccional mineira. O evento, que terá duração até amanhã (26/06), conta com a participação de renomados nomes da área jurídica de todo país.

A abertura oficial foi presidida pela secretária-geral adjunta da OAB/MG, Helena Delamonica que declarou aberto oficialmente o evento e agradeceu nominalmente cada um dos componentes da mesa pela presença. Em seguida foi à vez do presidente do TRE-MG, desembargador José Altivo Brandão Teixeira, fazer uso da palavra.

Durante sua fala, o desembargador disse que não poderia negar a participação no congresso, por ver a luta que a OAB Minas prega pela cidadania. Ele salientou ainda que há vários pontos da justiça eleitoral a serem melhorados, mas enfatizou que a informatização de todo sistema é o ponto alto do processo eleitoral.

Logo após, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG, Rodolfo Viana agradeceu aos presentes e disse que o objetivo do evento é trazer ao público discussões atuais sobre as eleições, além de proporcionar um amplo conhecimento com a fala de importantes nomes do direito.

Já a conferência magna do dia foi do ex-ministro do TSE, Joelson Dias que inicialmente parabenizou a OAB Minas pela iniciativa da realização do congresso. “É de fundamental importância à realização desse evento, principalmente as vésperas das eleições. Mais do que informar os candidatos e os partidos é importante levar ao conhecimento do eleitor em geral as normas e regras que valerão durante as eleições que se aproximam”.

Durante sua palestra, Joelson Dias falou sobre os principais desafios que a justiça eleitoral terá nas eleições de 2012 como: propaganda eleitoral antecipada e suas excludentes; vedação à propaganda eleitoral mediante outdoors; propaganda eleitoral na internet – fiscalização; certidão de quitação eleitoral; competência da Câmara Municipal/Tribunal de Contas para julgar contas de prefeito e alteração física ou jurídica superveniente ao registro de candidatura – possibilidade de se aplicar às condições de elegibilidade.

À tarde, os trabalhos continuam com a fala dos conferencistas, Gustavo Severo, Gabriela Rollemberg e Renato Galuppo sobre “Atuação no TSE e no STF”. A mesa será presidida pelo ouvidor eleitoral da OAB/MG, Amaro Bossi.

Em seguida, às 16h15 será abordado o tema “Registro de Candidatura” com os palestrantes, Marcos Lourenço Capanema, Rodolfo Viana e Luciana Nepomuceno com presidência da mesa de honra de Lucas Neves.

Já na terça-feira (26/06), o evento terá início às 8h30, sendo que na ocasião serão abordados os temas “Propaganda Eleitoral”; “Arrecadação e Gastos de Campanha”; “Ilícitos Eleitorais” e “Contencioso Eleitoral”.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 02 de agosto de 2019

Partido questiona decisões do TSE sobre inelegibilidade por fato superveniente

Por Gabriela Coelho Duas ações do Tribunal Superior Eleitoral sobre o marco temporal para o término do prazo da inelegibilidade de […]
Ler mais...
ter, 11 de abril de 2017

Julgamento de prefeito de Paraty é suspenso no TRE-RJ

Foi suspenso na noite desta quarta-feira (5) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o julgamento do processo […]
Ler mais...
seg, 03 de agosto de 2015

Senado retoma discussão da Reforma Política

O Plenário do Senado deve voltar a discutir projetos da reforma política nesta terça-feira (4). Os senadores encerraram o semestre […]
Ler mais...
dom, 03 de novembro de 2013

Eleitores de seis municípios voltam às urnas para escolher prefeitos

Mais de 53 mil eleitores de seis municípios de quatro Estados voltam às urnas, neste domingo (3), para escolher seus […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram