Artigos

A prova de que em Direito se prova qualquer coisa!

segunda-feira, 02 de abril de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Lenio Luiz Streck

Caricatura Lenio Luiz Streck (nova) [Spacca]

Em homenagem à Santa Páscoa, publico esta coluna mostrando como há coelhos espalhados por todo o Brasil.

Cena 1. O doutorando coelho saiu de sua toca com o seu lepitopi e pôs-se a trabalhar. Passou por ali a mestranda raposa — que fazia dissertação sobre o tema Interpretação Conforme a Alimentação das Raposas: as obviedades do óbvio na cadeia alimentar — e viu aquele suculento coelhinho “a disposição”. E salivou, curiosa, perguntando:

"— Coelhinho, o que você está fazendo aí tão concentrado?" Estou redigindo a minha tese de doutorado, respondeu o coelho. "Chama-se De como os coelhos são os predadores naturais das raposas. Já tem até banca formada: um jornalista, um juiz e um ministro".

E a raposa: “Ora, isso é ridículo! Nós, raposas, é que somos os predadores dos coelhos! Somos os juízes naturais dos cunniculs. Todos sabem disso”.

E redarguiu o coelho: "— Posso demonstrar o que estou dizendo. Acompanhe-me à minha toca-biblioteca".

O coelho e a raposa entram na toca. Instantes depois, ouvem-se alguns ruídos indecifráveis. Em seguida o coelho volta, sozinho, e retoma os trabalhos da sua tese.

Cena 2. O coelho continua trabalhando. Passa o bacharel lobo, que fazia mestrado sobre Como Aprender a preparar coelhos suculentos – o universo da Globo News em fogo brando. Ao ver o apetitoso coelhinho, salivou e perguntou sobre a tese.

E o coelho respondeu: “Minha tese de doutorado, caro lobo, é demonstrar que nós somos os grandes predadores dos lobos”. "E posso demonstrar. Acompanhe-me". E ambos desaparecem biblioteca a dentro. Ao depois, ouvem-se ruídos. E o coelho retorna sozinho, com seu lepitopi. Agora acende um Partagás. E faz olhar blasé.

Cena 3. Passa o doutorando coiote. Debaixo do braço trazia o livro Resumos simplificados sobre como devorar coelhos, raposas e quejandos. Ao ver o coelho, agradeceu aos céus pelo maná. Mas, antes de trinchar o coelho, indagou-lhe acerca do que fazia.

E o cunniculum respondeu: “estou concluindo minha tese que tem o título Reviravolta culinário-pragmática no ecossistema: a vez dos coelhos devorarem coiotes - análise epistemológica a partir de um predatorium turnprovocado pela vontade de poder”.

O coiote rolava de rir. E o coelho, como das vezes anteriores, disse que poderia facilmente provar a sua tese. E lá se foram, coelho e coiote, para a biblioteca. De novo, ruídos e sons estranhos. E o coelho retorna ao trabalho no seu lepitopi.

Cena 4. Em cena fechada — que somente nós podemos ver — dentro da toca-biblioteca vê-se uma enorme pilha de ossos e pelancas de diversas ex-raposas, ex-lobos e ex-coiotes. Ao centro das três pilhas de ossos, charutos e vinho, um enorme Leão, bem alimentado, a palitar os dentes. No seu peito estava pendurado um crachá, com a inscrição (o leitor pode preencher à vontade: Orientador, Relator do processo, Ministro, Juiz, etc.).

Moral da história: — Não importa quão absurda é a tese (ou causa) que você pretende sustentar (na academia ou nos tribunais). Basta ter poder. Ou estar ao lado do poder. E imitar Humpty Dumpty, dando às palavras o sentido que quiser. E, é claro, ter a mídia (especialmente a Globo News) do seu lado. Claro: não devia ser desse modo. Mas, infelizmente, tem sido.

Por isso temos de controlar o poder. Ou seremos devorados. Na toca-biblioteca.

OBS. Como consta nas tarjas dos filmes, sinto-me na obrigação de referir que esta singela coluna foi produzida em ambiente controlado, por profissional habilitado e nenhum coelho, raposa, lobo ou coiote foi maltratado durante a sua realização!

Uma Feliz Páscoa para todos! Inclusive para os haters e os néscios. O ninho deles está guardado para uma outra coluna.

Fonte:https://www.conjur.com.br/2018-mar-29/senso-incomum-prova-direito-prova-qualquer-coisa

Categoria(s): 
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 19 de março de 2021

Por Isabela Klein e Paulo Klein: Crimes contra a honra em desfavor de parlamentares: O que mudou?

Fonte: Migalhas Com efeito, em artigo anterior, esclarecemos que a divulgação de informações falsas ou ofensivas em desfavor de titulares […]
Ler mais...
sex, 12 de fevereiro de 2021

Por Daniel Bittencourt Guariento e Ricardo Maffeis Martins: Direito ao esquecimento, direito de resposta e o modo correto de se obter dados armazenados no exterior entram na pauta do STF

Fonte: Migalhas Não é tarefa fácil acompanhar os principais julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). Como sua competência é muito […]
Ler mais...
seg, 26 de fevereiro de 2018

Professor não pode usar cartilha pedagógica com críticas ao governador

Por Fernando Martines Compartilhar em sala de aula uma cartilha com críticas ao governador é desvirtuamento de função dos professores. […]
Ler mais...
seg, 08 de julho de 2019

STJ confirma impossibilidade de a Receita Federal tributar permutas imobiliárias

Fonte: Conjur Por Guilherme Zauli Muito difundido no ramo da incorporação imobiliária, o regime de tributação por lucro presumido vem sendo objeto […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram