Notícias

Ministro Nunes Marques é eleito membro efetivo do TSE

terça-feira, 23 de maio de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: STF

Na sessão desta quarta-feira (17), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Nunes Marques para a vaga de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Após a escolha, o ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE, parabenizou o ministro pela eleição e ressaltou o fato de Nunes Marques ter atuado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, em 2008. O eleito agradeceu a confiança dos colegas e destacou que a Justiça Eleitoral fixa balizas sólidas para dar segurança jurídica à sociedade brasileira e às pessoas que se propõem a ocupar cargos eletivos.

TSE

O órgão máximo da Justiça Eleitoral é composto por sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.

Cada ministro é eleito para um biênio e não pode ser reconduzido após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral visa manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições.

O TSE tem como presidente e vice ministros do STF. Já a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) é exercida por um ministro do STJ.

VP//CF

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 07 de fevereiro de 2014

TRE mantém sentença e cassa Camilo Martins (PSD), prefeito de Palhoça

Por quatro votos a três, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiram manter a cassação de […]
Ler mais...
qua, 03 de abril de 2019

STJ fixa precedente inédito sobre prova nova e prazo decadencial em rescisória

A 3ª turma do STJ fixou na manhã desta terça-feira, 26, precedente em caso de usucapião sobre a ampliação do […]
Ler mais...
qua, 13 de julho de 2016

Escola Judiciária abre inscrições para Seminário de Direito Eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-ES realizará no próximo dia 29, mais um evento de capacitação. Acesse o cartaz […]
Ler mais...
sex, 07 de novembro de 2014

Eleitor do DF poderá justificar ausência às urnas pela internet

O eleitor que não votou no primeiro ou no segundo turno das eleições gerais no Distrito Federal tem 60 dias, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram