Eventos

TSE fará evento para inspeção dos códigos-fontes das urnas em 4 de outubro

quinta-feira, 09 de setembro de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou na noite desta terça-feira (31) que a Corte abrirá os códigos-fontes dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições 2022 no próximo dia 4 de outubro, véspera do aniversário da Constituição Federal.

“Estaremos a um ano das eleições. Conforme nos comprometemos e anunciamos publicamente, os códigos-fontes ficarão à disposição dos partidos e dos seus técnicos. Organizaremos uma solenidade para a qual convidaremos todos os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional e os 12 integrantes da Comissão de Transparência das Eleições, que será divulgada na próxima semana”, declarou o presidente.

Segundo ele, as autoridades presentes serão convidadas a assistir a uma apresentação preparada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, que terá a finalidade de esclarecer todos os passos do sistema eleitoral.

Além disso, está prevista para o dia 4 de outubro uma visita à Secretaria de Tecnologia da Informação, onde os presentes terão acesso à sala na qual estarão à disposição dos partidos políticos os computadores da Corte para aqueles que quiserem inspecionar os códigos-fontes.

O ministro Barroso estendeu o convite para participar da solenidade aos ministros titulares e substitutos do TSE, momento em que, de acordo com ele, “será deflagrado o processo eleitoral de 2022”, a ser conduzido a partir de fevereiro de 2021 pelo ministro Edson Fachin e, a partir de agosto do próximo ano, pelo ministro Alexandre de Moraes.

O código-fonte do software de votação não é aberto à comunidade em geral, mas para dar mais transparência ao processo eleitoral, os representantes técnicos dos partidos políticos, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Polícia Federal, entre outras instituições, têm o direito de acompanhar todo o desenvolvimento dos sistemas eleitorais, com acesso ao código-fonte do software de votação e de todo o conjunto de software da urna eletrônica.

JM/LC, DM

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de agosto de 2020

Por mulheres para mulheres

Ler mais...
sex, 14 de março de 2014

Curso de Direito Eleitoral preparatório para as Eleições de 2014

As Escolas Judiciárias Eleitorais do TSE e do TRE/DF realizarão o Curso de Direito Eleitoral Preparatório para as Eleições de 2014, […]
Ler mais...
qua, 18 de outubro de 2017

Controle Judicial e Democracia Intrapartidária é tema do próximo projeto Debates

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realiza, na próxima quinta-feira (19), às 15h, no Auditório III do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), […]
Ler mais...
sex, 15 de novembro de 2013

EJE-PE promove Ciclo de Palestras sobre Reforma Política

A Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), realizará o Ciclo de Palestras sobre Reforma Política, no próximo dia 22 de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram