Notícias

Luis Felipe Salomão participa nesta quinta-feira (28) da última sessão como ministro do TSE

sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TSE

Nesta quinta-feira (28), o ministro Luis Felipe Salomão participará da última sessão plenária como membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão do encerramento do seu biênio como integrante efetivo da Casa, que termina nesta sexta-feira (29).

Veja vídeo no canal do TSE no YouTube.

Durante a atuação na Corte Eleitoral, o magistrado – que também exerce a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral (JE) – participou de importantes julgamentos e conduziu a relatoria de Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) envolvendo a chapa presidencial eleita em 2018.

Luis Felipe Salomão é ministro efetivo do TSE desde 29 de outubro de 2019. Ele foi empossado no TSE como ministro substituto em 24 de outubro de 2017 e, em 1º de setembro de 2020, assumiu a Corregedoria-Geral Eleitoral.

A saída de Salomão vai mudar a composição da Corte Eleitoral. Ele será sucedido por Benedito Gonçalves, que passa de substituto para ministro efetivo. O ministro Mauro Campbell Marques assumirá o cargo de corregedor-geral eleitoral.

O comando da Corregedoria-Geral da JE é exercida por magistrado eleito pelo Colegiado do TSE entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem a Corte Eleitoral como membros titulares. A regra está prevista no parágrafo único do artigo 119 da Constituição Federal.

Composição do TSE

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três são do STF, um dos quais é o presidente da Corte; e dois do STJ, um deles o corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Os outros dois são juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

MC/LC, DM

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 09 de fevereiro de 2017

Ministro Gilmar Mendes autoriza diplomação dos prefeitos eleitos em Pequeri e Ibituruna (MG)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deferiu os pedidos de liminares autorizando a diplomação dos candidatos […]
Ler mais...
sex, 18 de maio de 2018

CNJ suspende regra do TRT 24 que obriga partes a digitalizarem documentos

O conselheiro Valdetário Andrade Monteiro, do CNJ, deferiu liminar para suspender regra do TRT da 24ª região que transferia aos […]
Ler mais...
sex, 12 de maio de 2017

Prazo não atinge partidos em formação antes da Reforma Eleitoral de 2015

A exigência de dois anos de prazo para partido político comprovar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter caráter nacional para […]
Ler mais...
sáb, 12 de novembro de 2016

Segundo turno das Eleições Municipais 2016 registra aumento de abstenções

A Justiça Eleitoral registrou um aumento de aproximadamente 4% nos índices de abstenção do 1º para o 2º turno das […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram