Notícias

“Enquanto não exaurida a instância ordinária de jurisdição, é possível a juntada da documentação faltante”, afirma a primeira súmula editada pelo TRE-MA

quinta-feira, 08 de abril de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TRE MA

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovaram na sessão jurisdicional desta terça, 30 de março, por unanimidade, a primeira Súmula do Órgão, que trata de Registro de Candidatura.

A norma foi apresentada pelo jurista Gilson Ramalho, que adequou o texto proposto pelo advogado Bruno Duailibe, membro da Corte a época, passando a ter a seguinte redação:

“Em registro de candidatura, enquanto não exaurida a instância ordinária de jurisdição, é possível a juntada da documentação faltante, ainda que já tenha sido oportunizada tal faculdade ao candidato em fase anterior do processo, não sendo atingida pela preclusão”.

O tema tratado é corriqueiro à justiça eleitoral maranhense, sendo o entendimento absolutamente sedimentado na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. Nas eleições de 2020 foram vários os casos em que candidatos tiveram seus registros indeferidos tão somente porque inadmitida a juntada de tais elementos após o prazo concedido.

A súmula visa melhor condução no tratamento de questões análogas, cujo entendimento já se mostra amadurecido e retilíneo no sentido da admissão dos documentos antes mencionados.

É dos Tribunais, em nome da segurança jurídica, manter a sua jurisprudência estável, íntegra e coerente, dando agilidade e uniformização jurisdicional.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 01 de agosto de 2014

Romário e Lindbergh são investigados por propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder

A festa que lançou as candidaturas de Lindbergh Farias (PT-RJ) e de Romário (PSB-RJ) ao governo do Rio de Janeiro […]
Ler mais...
ter, 27 de setembro de 2022

TSE determina que site da campanha de Lula seja tirado do ar

Fonte: Poder 360 Segundo a ministra, o nome do site e dos canais de redes sociais não trazem indícios de […]
Ler mais...
qui, 10 de dezembro de 2020

TSE determina novas eleições para a Prefeitura de Bom Jesus de Goiás (GO)

Fonte: TSE Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão desta quinta-feira (3), o registro de candidatura de […]
Ler mais...
sex, 25 de outubro de 2013

TRE-AL mantém afastamento do prefeito de Campo Grande-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), por meio de decisão individual do desembargador eleitoral Alberto Jorge Correia, publicada no […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram