#GRAnaMídia

TRE suspende propaganda partidária do PT-DF com críticas a Rollemberg

segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) suspendeu, nesta quarta-feira (11), a veiculação de três peças publicitárias do PT regional, que tecem críticas à gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Segundo a decisão, os áudios e vídeos têm "increpações [acusações] injuriosas ao governador", o que descumpre a legislação eleitoral. Cabe recurso.
A sentença é da desembargadora eleitoral Carmelita Brasil e, em tese, já se aplicaria à divulgação dessas propagandas nesta quarta. Por conta do prazo curto, a magistrada determinou que emissoras de rádio e TV fossem notificadas por telefone. O PT poderá substituir essas peças por outras, com conteúdo diferente.
Segundo a secretária de Comunicação do PT-DF, Danielle Veloso, a propaganda a ser divulgada nesta quarta é do PT nacional e, por isso, não será afetada pela decisão. Danielle disse "estranhar a forma como Rollemberg age", e classificou o pedido de suspensão como censura.
"A gente sabe que esse governo tem ampla rejeição, mas ele só move processos contra o PT. É medo, porque ele sabe que temos amplo contato com a base social?", diz.
Segundo a decisão, há propagandas partidárias do PT agendadas para os dias 11, 13, 16, 18, 20, 25 e 27 e 30 desse mês. A sentença não define qual punição deverá ser aplicada à legenda, em caso de descumprimento.
Críticas ao governo
De acordo com a representação feita pelo PSB, as peças partidárias foram veiculadas na última segunda (9). Dos cinco vídeos de 30 segundos (transmitidos como áudio nas rádios), três continham críticas à gestão Rollemberg.
Em um deles, a deputada federal e presidente do PT-DF Érika Kokay fala que o partido quer "revogar a reforma trabalhista e que [Michel] Temer pague por seus crimes". Em seguida, diz que "Rollemberg, seu aliado, faz o pior governo da história".
Em outro vídeo, estrelado por atores, um personagem diz que os servidores públicos "nunca foram tão maltratados", e que a gestão Rollemberg "ainda ameaça parcelar os salários caso não consiga acabar com nossa aposentadoria".

No terceiro, sobre saúde pública, o PT-DF diz que "a situação deixada pelo atual governo é de total abandono", e que "as pediatrias de todas as UPAs foram fechadas".
Ao contestar as propagandas, o PSB afirmou que o Palácio do Buriti tem feito investimentos nas áreas citadas e está respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Disse, também, que os vídeos ferem a Lei dos Partidos Políticos, que prevê esse espaço nos meios de comunicação para "difundir programas" e "divulgar a posição do partido em relação a temas políticos-comunitários".,
Os argumentos foram acatados por Carmelita Brasil. Segundo a desembargadora eleitoral, o PT-DF estaria acusando Rollemberg de incompetência, descumprimento da lei e atos de prevaricação, além de tentar "ligar o governador aos fatos criminosos dos quais o Presidente da República tem sido acusado nesses últimos meses".

Fonte: https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/tre-suspende-propaganda-partidaria-do-pt-df-com-criticas-a-rollemberg.ghtml

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

dom, 22 de maio de 2016

Em dívida com elas

Por Gabriela Rollemberg/ Carolina Petrarca A questão da participação feminina na política está de volta ao centro do debate nacional. […]
Ler mais...
qui, 31 de janeiro de 2013

Começa hoje o II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral na OAB/MS

Tem início hoje (12), o II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, promovido pela OAB/MS em parceria com a Escola Judiciária […]
Ler mais...
ter, 10 de setembro de 2024

Região do Entorno soma 107 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) somam, do início da campanha até o dia 4 de setembro, 107 […]
Ler mais...
seg, 20 de março de 2023

Folha na Tarde recebe co-fundadora da Startup que inicia circuito nacional para fortalecer mandatos

Fonte: Folha de Pernambuco A startup Quero Você Eleita (QVE), que funciona como um laboratório de inovação política para impulsionar mulheres nos […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram