Notícias

Presidente do TSE participa de conferência sobre eleições na Europa

quinta-feira, 18 de maio de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Em viagem oficial a São Petersburgo, na Rússia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participa de conferência sobre eleições no continente europeu.

A 14ª Conferência Europeia  de Órgãos de Organização de Eleições ocorre nos dias 15 e 16 de maio e é organizada no âmbito da Comissão de Veneza (Comissão Europeia para Democracia por meio da Lei), em cooperação com a Comissão Central Eleitoral da Rússia e da Assembleia Interparlamentar da Comunidade dos Estados Independentes.

Na manhã desta segunda-feira (15), o ministro Gilmar Mendes apresentou seu discurso sobre a organização das eleições no Brasil. Em sua apresentação, ele destacou a autonomia, a independência e a estabilidade com a qual a Justiça Eleitoral brasileira exerce suas funções primordiais: organizar eleições, regulamentar a atividade eleitoral e decidir processos judiciais.

Um dos destaques de sua fala foi sobre a confiança depositada pelos cidadãos no sistema de votação com o uso da urna eletrônica. E lembrou que o Brasil é o único país a realizar o Teste Público de Segurança para comprovar a confiabilidade dos sistemas utilizados na urna. O próximo TPS deverá ser realizado em novembro deste ano para testar "planos de ataque" apresentados por especialistas na área de tecnologia da informação.

Confira aqui a resolução que disciplina o Teste Público de Segurança.

A Conferência conta com mais de 130 participantes de 28 países e 10 organismos internacionais, além de especialistas independentes e acadêmicos.

O presidente do TSE fez sua apresentação no Salão da Duma, localizado dentro do Palácio Tauride (Tavricheskiy), um dos mais importantes da cidade russa.

CM

Leia a matéria completa em :

TSE

http://www.tse.jus.br/

Acesso em 18/05/2017

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 03 de maio de 2018

Legislativo pode propor lei que cria despesa para Administração Pública, diz STF

Não usurpa a competência privativa do chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para a Administração Pública, não […]
Ler mais...
ter, 11 de outubro de 2016

TSE vai priorizar julgamentos que interfiram no resultado das eleições deste ano

os recursos eleitorais que chegarem ao Tribunal Superior Eleitoral referentes ao pleito municipal deste ano, a corte vai priorizar os […]
Ler mais...
seg, 10 de junho de 2019

Votos de partidos incorporados contam para recebimento de recursos

Fonte: TSE Na manhã desta quinta-feira (30), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responderam afirmativamente a uma consulta apresentada […]
Ler mais...
qui, 23 de outubro de 2014

Prestação de contas de campanha deve ter aval de advogado e contador

A prestação de contas dos candidatos nas eleições deste ano terá de chegar a Justiça Eleitoral com a chancela de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram