Notícias

TAM nega período adequado de descanso a tripulantes, diz MPT

quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

TAM_A340-500_PT-MSN_FRA

Google Imagens
Por Guilherme Pimenta[email protected]

A empresa TAM Linhas Aéreas S/A responde a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da 2ª Região (MPT-2) por suposta negligência com a saúde de alguns pilotos e copilotos da empresa. A procuradoria trabalhista pede R$ 50 milhões em danos morais coletivos pelo risco à qualidade de vida da tripulação.

O pedido está em uma ACP, assinada pela procuradora do Trabalho Mariana Flesch Fortes, ajuizada no Fórum do Trabalho da Zona Sul de São Paulo. O processo foi distribuído à 10ª Vara do Trabalho.

Procurada pela reportagem do JOTA por e-mail, a companhia aérea informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a “LATAM Airlines Brasil se manifestará nos autos do processo”.

A movimentação processual confirma que a empresa se manifestou nos autos, com petições apresentadas desde o dia 15 de agosto. O sistema, no entanto, não permite acesso aos documentos. Procurado, o tribunal informou que somente as partes podem ler o material. A assessoria da TAM não permitiu o contato do JOTA com os advogados da empresa.

Descanso dos tripulantes

Na investigação iniciada em 2011, a procuradoria constatou, após denúncias anônimas, que pilotos e copilotos, chegam a passar 15 horas em voos alternando pilotagem e descanso, sendo obrigados a realizar o turno de repouso em poltronas com desnível, que não reclinam totalmente – diferentemente do que exige a legislação.

Segundo a procuradora trabalhista, em nenhum dos documentos coletados pela investigação constam fatos de que a TAM cumpre regularmente as obrigações de promover ambiente de trabalho equilibrado para garantir qualidade de vida saudável à tripulação.

“São preocupantes os reflexos desse desvio normativo, cujo descumprimento é reiterado e contínuo, ocorrendo em todos os voos que exigem tripulação de revezamento nas aeronaves [modelo] A330, vez que põe em risco não só a saúde, sobretudo mental e psicológica dos tripulantes técnicos (pilotos e co-pilotos), mas também, consideravelmente, reverbera em prejuízos para todos os demais trabalhadores e consumidores, isto é, para todas as pessoas a bordo da aeronave”, escreve Mariana na ação.

Sem compartimento de descanso

O Sindicato dos Aeronautas, também ouvido, falou que as aeronaves em questão são oferecidas por seu fabricante com opção de compartimentos próprios para descanso horizontal. Com base nessa informação, a procuradoria suspeita que a companhia aérea encomendou os aviões sem os compartimentos para ganhar espaço interno nas aeronaves.

O Ministério Público do Trabalho afirma que a empresa se recusou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir as irregularidades e, por isso, está sendo processada em R$ 50 milhões.

Foi concluído pela procuradoria que a companhia descumpre a lei e os princípios de forma “deliberada e reiterada” há, ao menos, cinco anos, quando tiveram início as investigações.

“Tal omissão dolosa, sem dúvida, agrava o dano causado pela Ré e justifica a condenação ao pagamento de valores a título de dano moral coletivo”, justifica a procuradora.

A juíza titular da 10ª Vara, Luciana Carla Correa Bertocoo, agendou uma audiência para o dia 15/12/2016, às 10h.

Outros problemas

O processo traz informações de que as condições de descanso dos tripulantes também são afetados por fatores como níveis de ruídos inadequados, cortinas que não limitam o acesso dos passageiros aos aeronautas, e iluminação “totalmente apagada” ao término do serviço de bordo.

As constatações foram feitas em uma Análise Ergonômica do Trabalho, solicitada pela procuradoria em 2012.

“Não há justificativa imaginável para sustentar o descumprimento do disposto normativo que impele ao empregador adequar poltronas de descanso para tripulação técnica das aeronaves”, conclui a procuradora.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 17 de março de 2017

TRE de Santa Catarina e UDESC lançam projeto de qualificação de gestão inédito no Brasil

a próxima quarta-feira (15), será lançado o Portal do projeto “Qualifica - Mandato de Excelência” na Assembleia Legislativa de Santa […]
Ler mais...
qua, 17 de agosto de 2016

Plenário aprova resolução que institui o aplicativo Pardal nas Eleições de 2016

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (16), resolução que institui, em âmbito nacional, […]
Ler mais...
sex, 10 de fevereiro de 2017

Cidadãos portugueses terão mais nove postos de recenseamento eleitoral no Brasil

Lisboa - Os cidadãos portugueses a residir no Brasil terão mais nove postos à sua disposição para procederem ao recenseamento […]
Ler mais...
seg, 24 de agosto de 2015

Telmário Mota diz que Reforma Política em andamento no Congresso não atende aos anseios das ruas

Após afirmar que os manifestantes que foram as ruas gritavam contra a corrupção, o senador Telmário Mota (PDT-RR) perguntou se […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram