Notícias

STF define eficácia de decisão sobre cancelamento de precatório não resgatado

terça-feira, 20 de junho de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional o cancelamento, pelas instituições financeiras, de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) federais não resgatados no prazo de dois anos somente produz efeitos a partir de 6 de julho de 2022. O entendimento foi fixado por unanimidade, em sessão virtual do Plenário da Corte encerrada na sexta-feira (26/5).

Em junho do ano passado, o Plenário julgou procedente o pedido formulado em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), para invalidar a Lei 13.463/2017. Para a maioria, ao prever a indisponibilidade de valores devidos aos credores, a lei afronta os princípios da segurança jurídica, da garantia da coisa julgada (decisões judiciais definitivas) e do devido processo legal.

Em embargos de declaração, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a modulação temporal dos efeitos da decisão, alegando que a restituição dos valores cancelados e não recompostos entre o início da vigência da Lei 13.463/2017, questionada na ação, e a publicação da ata de julgamento poderia comprometer a segurança orçamentária das políticas públicas em andamento. Segundo a AGU, o valor acumulado chega a R$ 15,2 bilhões.

Em voto pelo provimento parcial do recurso, a relatora, ministra Rosa Weber, assinalou que, por razões de segurança jurídica orçamentária e de excepcional interesse público, a decisão só deve produzir efeitos a partir da publicação da ata de julgamento do mérito da ADI.

ADI 5.755

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 10 de março de 2017

PROPINA OU LAVAGEM - Voto do ministro Dias Toffoli na denúncia contra o senador Valdir Raupp

O fato de alguém ter recebido de forma lícita dinheiro de origem ilegal com a intenção de ocultar da onde […]
Ler mais...
seg, 17 de junho de 2013

TRE-RR recebe denúncia contra o deputado estadual Dhiego Fogaça

  O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu na sessão realizada na tarde de hoje (10), à […]
Ler mais...
qui, 04 de maio de 2017

TSE reprova contas do PSDB e ao PT e aplica sanção a PMDB

O PSDB e o PT tiveram as contas de 2011 reprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A corte também divulgou o […]
Ler mais...
qui, 01 de julho de 2021

Pedido de vista suspende análise de suposta propaganda eleitoral negativa antecipada em Queimadas (PB)

Fonte: TSE Um pedido de vista formulado pelo ministro Luis Felipe Salomão interrompeu, nesta terça-feira (29), o julgamento de um […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram