Notícias

Colegiado pode aumentar honorários de ofício se monocrática for omissa, diz STJ

segunda-feira, 10 de abril de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Quando a verba honorária recursal for devida e o relator deixar de aplicá-la em decisão monocrática, o colegiado competente poderá arbitrá-la, inclusive de ofício.

Com base nesse fundamento, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu embargos de declaração para aumentar a verba a que terão direito os advogados de uma universidade, graças a vitória em ação contra uma concessionária de rodovias.

O caso julgado é o de um recurso especial interposto pela concessionária e que não foi conhecido monocraticamente pelo relator, ministro Og Fernandes. Essa decisão foi mantida pela 2ª Turma, que negou provimento ao agravo interno ajuizado.

Substituto do ministro Og Fernandes, que hoje ocupa a vice-presidência do STJ, o ministro Humberto Martins explicou que a fixação de honorários recursais está adstrita às hipóteses de não conhecimento ou de não provimento do recurso.

Assim, a majoração dos honorários ocorre sempre que se inaugura uma instância recursal, mas não em todos os recursos que tramitam nessa mesma instância. Em tese, o julgamento dos embargos de declaração não geraria novo aumento da verba. No entanto, há no caso dos autos uma falta de majoração.

"Não houve majoração dos honorários nesta instância recursal, nem na decisão monocrática, nem no julgamento do agravo interno. Assim, por se tratar de matéria de ordem pública, cognoscível de ofício, é possível sua majoração neste momento processual", concluiu o ministro relator. A votação foi unânime.

Clique aqui para ler o acórdão
AREsp 1.249.853

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 17 de junho de 2013

Marcia Rosa e vice têm os mandatos cassados de novo

Pela segunda vez em menos de três semanas, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), e o vice, Donizete Tavares […]
Ler mais...
ter, 11 de outubro de 2016

STJ suspende direitos de candidata, e eleição em Florianópolis é incerta

O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu por cinco anos os direitos políticos de Ângela Amin […]
Ler mais...
qua, 04 de setembro de 2019

Suprema Corte dos EUA vai julgar fidelidade partidária no colégio eleitoral

Fonte: Conjur Por João Ozorio de Melo A um ano e dois meses das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 3 […]
Ler mais...
qui, 08 de novembro de 2018

Com teoria do ‘controle da conta’, CVM condena agente por operação fraudulenta

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou, por unanimidade, Pery de Oliveira Neto, agente autônomo de investimentos da […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram