Notícias

STF valida suspensão anual de execução e contagem automática da prescrição

segunda-feira, 13 de março de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

É constitucional a suspensão da execução fiscal por um ano para localização do devedor ou de bens passíveis de penhora, medida prevista no artigo 40 da Lei de Execuções Fiscais (LEF). Após o fim desse período, inicia-se automaticamente a contagem do prazo prescricional tributário, de cinco anos.

Esse foi o entendimento do Plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (17/2), para validar tal suspensão, em julgamento com repercussão geral. A decisão foi unânime.

Conforme a LEF, nos casos de suspensão, não corre o prazo de prescrição. Caso o devedor não seja localizado ou bens penhoráveis não sejam encontrados, os autos devem ser arquivados. Depois de ouvir a Fazenda Pública, o juiz também deve reconhecer e decretar a prescrição intercorrente se decorrer o prazo após a decisão de arquivamento.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região havia considerado que a regra da LEF conflita com o artigo 174 do Código Tributário Nacional (CTN), que prevê o prazo prescricional de cinco anos e não traz hipóteses de suspensão.

Fundamentação
Prevaleceu o voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso. Para ele, a LEF se limitou a transpor o modelo estabelecido pelo CTN e o adaptar às particularidades da prescrição verificadas em uma execução fiscal.

Segundo o magistrado, o artigo 40 da LEF apenas prevê um marco processual para a contagem do prazo, sem deixar de observar os cinco anos estabelecidos pelo CTN.

Ou seja, o prazo de suspensão de um ano é somente uma condição para que comece a contagem do prazo prescricional. "Cuida-se de um intervalo temporal razoável fixado por lei dentro do qual o credor deve buscar bens para submissão à penhora", explicou o relator.

"Não seria consistente com o fim do feito executivo que, na primeira dificuldade de satisfação do crédito, se iniciasse a contagem do prazo prescricional", assinalou.

Ainda assim, Barroso ressaltou que a suspensão não pode permitir a duração eterna da execução fiscal. Por isso, após o período de um ano, já se inicia a contagem do prazo de prescrição intercorrente, "independentemente do arquivamento do feito".

Foi aprovada a seguinte tese:

É constitucional o art. 40 da Lei nº 6.830/1980 (Lei de Execuções Fiscais — LEF), tendo natureza processual o prazo de 1 (um) ano de suspensão da execução fiscal. Após o decurso desse prazo, inicia-se automaticamente a contagem do prazo prescricional tributário de 5 (cinco) anos.

Caso concreto
Na origem, foi ajuizada execução fiscal para cobrar créditos tributários relativos a contribuições previdenciárias não recolhidas. Em 2003, a União pediu a suspensão da ação para pesquisar o endereço e os bens do executado. O magistrado concedeu um ano, com base na LEF.

Em 2009, a Fazenda Nacional foi intimada para se manifestar e esclareceu que não identificou bens penhoráveis. Mais tarde, a sentença de mérito reconheceu a prescrição intercorrente, pois se passaram mais de cinco anos desde o encerramento da suspensão.

Ao STF, a União alegou não ter sido intimada da decisão que determinou o arquivamento da execução. Porém, como a contagem do prazo prescricional após a suspensão de um ano é automática, o STF rejeitou o recurso extraordinário.

Clique aqui para ler o voto de Barroso
RE 636.562

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 05 de dezembro de 2014

Garotinho é multado em R$53 mil por distribuição de fraldas

O deputado federal Anthony Garotinho (PR), candidato derrotado ao governo do estado, foi multado em R$ 53,2 mil por conduta […]
Ler mais...
sex, 18 de junho de 2021

Telegram é um grande desafio para 2022 e estamos buscando contato, diz secretária-geral do TSE

Fonte: Jornal de Brasília Nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apostou em parcerias com as plataformas e instituições […]
Ler mais...
sex, 31 de maio de 2019

Exclusão de regime especial de tributação não impede nova adesão

Fonte: Conjur  - www.conjur.com.br Por Sérgio Rodas A exclusão de regime especial de tributação não impede nova adesão ao programa se o […]
Ler mais...
dom, 08 de maio de 2016

TRE/MG determina execução imediata de pena em caso ainda não transitado em julgado

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), acolhendo questão de ordem suscitada pelo Ministério Público Eleitoral, determinou a execução […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram