#GRAnaMídia

O caminho para investir mais em soluções inovadoras no setor público

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Channerl 360º

Gabriela Rollemberg é Advogada e Cientista Política e Diogo Catão é CEO da Dome Ventures

Em novembro, foi lançada uma plataforma que pode ser o porto seguro que faltava para o setor público investir mais em soluções inovadoras: a CPIN (Compras Públicas para Inovação). Essa novidade tem tudo para impulsionar startups, govtechs e smart cities. A ferramenta promete reduzir a dificuldade de executar as soluções digitais e os seus processos. Além disso, traz as diretrizes e os caminhos para solucionar problemas.

O lançamento da CPIN é uma grande vitória do setor, após diversos avanços na área, como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Nova Lei de Licitações e o Marco Legal das Startups. Trata-se de um excelente instrumento de grande amparo para acabar com o receio da gestão pública de investir em startups, a começar por sua reputação.

A plataforma é obra de órgãos e instituições respeitáveis, de grande credibilidade e respaldo: da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, por meio da parceria entre o Tribunal de Contas da União, o Ministério da Economia e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Também conta com o vital apoio do Instituto Tellus, uma organização de renome do terceiro setor.

Outro ponto positivo da CPIN é seu esquema visual prático e intuitivo. A plataforma integra um passo a passo para orientar o gestor público na execução das contratações inovadoras, que variam de acordo com cada situação.

Muitas vezes, os gestores públicos não estão cientes das melhores ações e tomadas de decisão ao investirem em inovação. Nesse sentido, a plataforma traz todo o caminho para incentivar o setor. Tudo de forma simples e interativa, em etapas, com práticas essenciais para a escolha das melhores soluções digitais e estratégias. Busca-se direcionar a gestão da maneira mais assertiva para contratar e executar as inovações com um nível de transparência altíssimo.

Ao acessar a plataforma, a Jornada de Compras Públicas para Inovação começa pela Trilha do Planejamento. Primeiramente, são mapeados os problemas para o gestor escolher o desafio, ou seja, o que ele precisa resolver. Escolhido o desafio, é preciso descrevê-lo. Após essa etapa, acontece o mapeamento de mercado e a decisão sobre contratar a inovação. Todas essas fases são de fácil acesso e compreensão.

Por fim, é necessário definir a forma mais adequada de contratar a inovação, outra grande sacada da CPIN. A plataforma direciona para um quiz do Instrumento da Contratação para Inovação. Cada instrumento conta com uma trilha diferente com passos e orientações para a contratação e, ao final do questionário, são exibidas as conclusões e análises, facilitando a escolha do gestor.

A CPIN disponibiliza ainda a matriz de análise do instrumento de contratação, que permite visualizar cada caminho, com as opções de contratação: encomenda tecnológica, diálogo competitivo, concurso ou contrato público. É muita informação de qualidade, isto é, jogar com as peças certas. Uma ferramenta que traz outra perspectiva para um futuro conectado entre as startups e a gestão pública, em prol de melhorar a vida da população.

A plataforma da CPIN tem tudo para se tornar referência. É inovadora, interativa e didática, com uma biblioteca virtual para acessar documentos e conteúdos relacionados. Essa tecnologia chega para aclarar o tema para as gestões públicas e aumentar os investimentos em soluções digitais e inovação, em busca de um futuro cada vez mais justo e moderno para todo o país.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 07 de junho de 2013

Comissão aprova criminalização de denúncia com objetivo eleitoral

Texto prevê prisão para quem motivar ação contra político com falsidade. Projeto vai ao plenário da Câmara e depois para […]
Ler mais...
sex, 07 de julho de 2017

Partidos e postulantes a candidatos devem ficar atentos a prazos da Justiça Eleitoral

Um ano antes das eleições, os partidos e candidatos já têm regras a obedecer. Por isso,  quem deseja se candidatar […]
Ler mais...
seg, 11 de agosto de 2014

Eleições 2014 – TRE libera candidato que foi anistiado por lei federal

O caso julgado tratou de um cidadão que foi licenciado da Polícia Militar do Estado de Rondônia a bem da […]
Ler mais...
seg, 24 de junho de 2019

Deputada questiona TSE se partidos políticos devem ter cotas para negros

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), em nome da ONG Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), questionou […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram