Notícias

Correição parcial não se aplica a processo civil, decide TJ de São Paulo

terça-feira, 07 de fevereiro de 2023
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A correição parcial não tem cabimento no processo civil. Com esse entendimento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo não conheceu de pedido desse instituto apresentada contra um juiz da Comarca de São José do Rio Preto e um desembargador da 33ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP.

Correição parcial é um mecanismo jurídico para levar ao conhecimento do tribunal atos de magistrados que estejam causando a chamada inversão tumultuária do processo — erros na interpretação da lei ou abusos por excesso ou ilegalidade consciente.

O autor da ação sustentou que, em fase de cumprimento de sentença em ação de cobrança de aluguel, apresentou impugnação ao cálculo da dívida, argumentando ainda excesso de execução. Ele apresentou a correição parcial contra magistrados que atuaram no processo.

Mas, o relator no Órgão Especial, desembargador Elcio Trujillo, ressaltou que, nos termos do artigo 211 do Regimento Interno do TJ-SP, a correição parcial é cabível apenas em processos penais, "cumprindo ao polo interessado, buscar, na legislação vigente e, se no prazo, o recurso adequado e previsto".

O magistrado afirmou que o autor deve eleger a via processual adequada para questionar o cálculo dos valores devidos, que não seja a correição parcial. Conforme Trujillo, o artigo 994 do Código de Processo Civil trata do cabimento dos recursos.

Segundo o dispositivo, são cabíveis os seguintes recursos: apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário, e embargos de divergência. Com isso, por unanimidade, a correição parcial não foi conhecida.

Clique aqui para ler o acórdão
Processo 2253766-81.2022.8.26.0000

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 13 de junho de 2022

TSE reverte decisão sobre fraude a cotas de gênero em Garuva (SC)

Fonte: TSE Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente ação em que o partido Republicanos era […]
Ler mais...
qui, 14 de junho de 2018

TST: Diferença "ínfima" de R$ 0,03 em depósito recursal não configura deserção

A 8ª turma do TST afastou deserção aplicada pelo TRT da 3ª região a recurso ordinário de empresa por causa […]
Ler mais...
qua, 11 de novembro de 2015

TSE aprova Calendário Eleitoral das Eleições de 2016

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (10), o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais […]
Ler mais...
sex, 21 de junho de 2013

Câmara anuncia que vai votar minirreforma eleitoral no dia 25

O coordenador do grupo de trabalho que analisa mudanças na legislação eleitoral, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), anunciou que a minirreforma […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram