Notícias

Réu julgado à revelia deve pagar honorários de sucumbência, decide STJ

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A parte que é julgada à revelia, mesmo não se opondo ou contestando o processo, deve pagar honorários de sucumbência ao advogado do vencedor, pois é diretamente responsável pela necessidade de ajuizamento da ação.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu provimento a um recurso especial para determinar que um aluno processado por não pagar as mensalidades de uma faculdade pague os honorários de sucumbência ao advogado da instituição.

A votação foi unânime, conforme o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi. O caso foi destacado pelos ministros da 3ª Turma por representar um precedente importante e com relevantes desdobramentos no Judiciário.

O réu, que foi citado e não apresentou defesa, foi condenado a pagar R$ 6,2 mil a título de prestação de serviços educacionais, além das custas processuais. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no entanto, optou por não fixar honorários de sucumbência.

Para a ministra Nancy Andrighi, não há motivos para eximir o derrotado de arcar com os honorários. Se, por um lado, o réu revel não manifesta oposição à pretensão veiculada na ação judicial, por outro lado não a satisfaz. É, portanto, diretamente responsável pela existência do processo.

Para ela, isso significa a existência de uma verdadeira pretensão resistida. Assim, o réu revel que é derrotado na ação deve pagar honorários por dois motivos: porque a sucumbência é uma decorrência lógica e porque mostra-se indubitável a incidência do princípio da causalidade.

"Uma vez que o revel, ao não satisfazer a pretensão autoral reconhecida, deu causa à propositura da demanda ou à instauração do incidente processual, devendo responder pelas despesas daí decorrentes, nesse contexto, os honorários advocatícios devem ser fixados de acordo com o artigo 85 do CPC/15", concluiu a ministra.

Clique aqui para ler o acórdão
REsp 2.030.892

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 12 de abril de 2013

Pleno do TRE-SC declara justa causa para vereador de Joaçaba sair do PSDB

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiram nesta quarta-feira (10), por unanimidade, declarar a existência de justa […]
Ler mais...
sex, 01 de junho de 2018

Barroso anula acórdão do TCU que impedia Eletrobras de contratar advogados no Paraná

A terceirização de serviços por estatais é possível, desde que a contratação siga os princípios da eficiência, impessoalidade e moralidade. […]
Ler mais...
seg, 23 de maio de 2022

Juíza faz retroagir nova lei de improbidade administrativa a executado

Fonte: Migalhas A juíza de Direito Maria de Lourdes Araújo, de Paranavaí/PR, fez retroagir a nova lei de improbidade administrativa […]
Ler mais...
seg, 12 de junho de 2017

Acréscimo de fatos novos em ação contra mandato preocupa ministros do TSE

Por Matheus Teixeira A tese sobre a possibilidade de o juiz ampliar o objeto de ação que pede cassação de mandato […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram